Cartografia da RAPS

Conhecer o território, fortalecer o cuidado

A Cartografia da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Paraná entra em sua segunda edição, reafirmando o compromisso do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) com o mapeamento, manutenção e o fortalecimento das práticas e serviços que compõem a rede de cuidado em saúde mental no estado.

Mais do que um levantamento técnico, esta cartografia segue como um convite à compreensão e ao diálogo com profissionais, usuários, familiares e coletivos que vivem e constroem o cotidiano da RAPS. É uma construção coletiva que valoriza os saberes do território, as potências do cuidado e os desafios enfrentados nas mais diversas realidades.

A nova edição da Cartografia Raps busca não só visitar novos pontos de interesse nesse diálogo, mas também revisitar velhos conhecidos, buscando acompanhar as mudanças que o tempo trouxe, contribuindo para a consolidação de uma rede viva, articulada e comprometida com os princípios da Reforma Psiquiátrica e do cuidado em liberdade.

O mosaico que representa essa rede viva, cuja construção é objetivo da Cartografia da RAPs, se dá forma nos fascículos publicados na revista Contato. Neles, por meio de imersões textuais, o assessor técnico de pesquisas do CRP, Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), constrói de forma semi literária suas visitas (ou “rolês”) por instituições e estabelecimentos que fazem parte da RAPS dentro do Paraná. 

Por onde a Cartografia vai passar?

A nova edição da Cartografia da Raps busca não só visitar novos pontos de interesse nesse diálogo, mas também revisitar velhos conhecidos, buscando acompanhar as mudanças que o tempo trouxe, contribuindo para a consolidação de uma rede viva, articulada e comprometida com os princípios da Reforma Psiquiátrica e do cuidado em liberdade.

O roteiro da pesquisa regida pela metodologia da Cartografia é aberto — um mapa que se faz à medida em que se caminha. Não é diferente com a “Cartografia da RAPS”. Nosso objetivo é visitar equipamentos que compõem em alguma medida a RAPS do Paraná de acordo com as 14 áreas regionais deste CRP-PR.

Para cada uma destas áreas, a meta é a visita a pelo menos um equipamento do município maior, e pelo menos um equipamento ou serviço de um município menor, além da realização de uma roda de conversa ou evento similar.

Para isso, as pistas, dicas, faros e outros acenos das pessoas que trabalham na RAPS ou estudam a temática são fundamentais.

Se você tem uma prática positiva para indicar, aproveite e sugira uma visita da “Cartografia da RAPS” para mapearmos.

Se sabe de alguma prática não tão legal – ou nada legal – nos indique também, será bom conhecer e fazer imersões em diversos tipos de campo (sempre lembrando que, em se tratando de situações de violação de direitos, questões agudas, emergentes ou outras questões relacionadas ao exercício profissional, a instância para acolher a denúncia é a COF – Comissão de Orientação e Fiscalização, por meio de seus canais: https://crppr.org.br/fazer-denuncia

A primeira etapa da Cartografia da RAPS acontecerá em Londrina e região, nos meses de maio e junho. Logo divulgaremos as próximas etapas passo a passo.

E aí, tem alguma dica ou alguma pista para considerarmos no roteiro da Cartografia da RAPS?

Participe deste rolê! Indique uma cidade ou equipamento da RAPS que você considere importante que seja incluído na Cartografia pelo formulário disponível aqui

Revisite a Cartografia

O mosaico que representa essa rede viva, cuja construção é o objetivo da Cartografia da RAPS, tem como um dos resultados os fascículos publicados na revista Contato. Neles, por meio de imersões textuais, o assessor técnico de pesquisas do CRP-PR, psicólogo Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), relata suas visitas (ou “rolês”, como ele gosta de chamar tais encontros) por instituições e estabelecimentos que fazem parte da RAPS dentro do Paraná. 

Os fascículos da primeira cartografia, que aconteceu entre 2019 e 2022, você pode (re)ler nos PDFs disponíveis para download abaixo:

Acompanhe, divulgue e participe dessa nova etapa da Cartografia da RAPS!

📱 Siga a gente no Instagram: @cartografia_da_raps