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Cadernos Temáticos

ORIENTAÇÕES BREVES SOBRE A ATUAÇÃO DA(O) PSICÓLOGA(O) NA GESTÃO INTEGRAL DE RISCOS E DE DESASTRES

A Comissão Especial (Temática) de Psicologia Ambiental do XIII Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná (CEPED/PR), identificou ao longo de reuniões que as situações de desastres podem levar ao surgimento de dúvidas sobre a conduta profissional: sigilo profissional, como lidar com a mídia, a humanização do ambiente, o registro dos atendimentos, os encaminhamentos, o surgimento de boatos, as fake news (notícias falsas, em inglês), etc., são alguns exemplos.

 

As orientações aqui apresentadas não traduzem toda a complexidade dos cenários de desastres, tampouco as múltiplas facetas que podem assumir. São orientações práticas e simples que podem guiar nossas reflexões e servir como um convite para que sejam sempre ampliadas e aprimoradas, adaptando sua utilização em cada contexto.

Caderno Temático de Neuropsicologia (Gestão 2016-2019)

O XIII Plenário do CRP-PR (Gestão 2016-2019) acredita que o fortalecimento da Psicologia passa pela formação continuada de profissionais críticas(os) e conscientes de seu papel na sociedade. Por isso, o Planejamento Estratégico desta gestão traz como meta a execução de ações como este Caderno de Neuropsicologia, que amplia o acesso às informações e auxilia na continuidade das discussões que ainda se mostram presentes.

Este Caderno foi elaborado pela Comissão de Neuropsicologia do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) com o intuito de contribuir para o desenvolvimento profissional da categoria e fornecer orientações gerais, de maneira clara e concisa, a respeito da prática da(o) Psicóloga(o) especialista em Neuropsicologia, uma área de atuação que vem se expandindo e ganhando novos cursos de formação.

Esperamos que as contribuições aqui expostas possam ampliar, enriquecer e complementar conhecimentos.

Caderno de Orientações aos Serviços-Escola

Este documento tem como objetivo apresentar orientações acerca do conceito, da organização e do funcionamento dos Serviços-Escolas de Psicologia das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. A redação deste material é de responsabilidade de um Grupo de Trabalho (GT) desenvolvido junto ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) no primeiro semestre de 2014, considerando os resultados produzidos em um movimento histórico de discussão entre equipes responsáveis por Serviços-Escola de diferentes cursos de Psicologia do Estado do Paraná. Pretende-se que tal documento oriente em relação ao tema, sobre dúvidas que possam surgir com a prática supervisionada dos estágios dos cursos de Psicologia nos espaços denominados Serviços-Escola.

Coleção Psicologia em Diálogo (Gestão 2013-2016)

Empreender o diálogo é desafiador, por uma simples razão: diálogo é transformação. Quando alguém se propõe a esta tarefa, certamente não será o mesmo após a experiência. Afinal, quando encontro verdadeiramente outra pessoa eu a transformo e ela me transforma.

Nesta época que vivemos, marcada por individualismos, por competições entre pares, pela política econômica neoliberal e pelo tecnicismo, dialogar é um ato revolucionário. Permitir se deparar com o incerto pode ser encarado como um risco. Entretanto, só produzimos conhecimento a partir do momento em que investigamos o que desconhecemos. A forma de lidar com temas difíceis ou espinhosos é sempre uma escolha pela qual nos responsabilizaremos.
 
Neste país, igualmente imenso em território e desigualdade, é fundamental que as administrações públicas não tenham soluções prontas, mas que procurem a sociedade para, através do diálogo, encontrá-las. Foi com este espírito que fizemos a gestão deste Conselho Regional de Psicologia entre setembro de 2013 e setembro de 2016, e aqui apresentamos um breve recorte deste exercício.
 
Os Conselhos de Psicologia, pela sua função e designação legal, possuem um acúmulo de discussões e ações diferentes da produção acadêmica e científica. Um Conselho Regional recebe milhares de pedidos de orientação por ano, um número superior a dez mil! Para realizar estas orientações com qualidade, são promovidos debates, reuniões e eventos, nos quais são construídos pareceres, notas técnicas, resoluções e também posicionamentos políticos. Desta forma, avaliamos ser pertinente a publicação destes cadernos temáticos com o objetivo de compartilhar com as Psicólogas, com os Psicólogos, com estudantes de Psicologia e, por que não, com a sociedade em geral, o que foi acumulado nestes últimos anos em que estivemos à frente da gestão.
 
Tomamos o diálogo como método e percorremos o Estado do Paraná em uma ação denominada Dialogando, tirando o CRP-PR da inércia. Em vez de andarmos sobre o trilho quase exclusivo da fiscalização, caminhamos sobre a base da orientação, comunicação e compartilhamento de informações. Assim, acolhemos temas ainda pouco debatidos na Psicologia como as questões étnico-raciais, gênero, espiritualidade e práticas alternativas, entendendo que, ao conhecê-los, é potencialmente mais fácil orientá-los para uma prática ética. Por outro lado, temas mais difundidos como Avaliação Psicológica, Psicologia Escolar/Educacional, Jurídica e Hospitalar foram discutidos a partir de questões atuais.
 
Finalmente, podemos dizer que, empreendendo o diálogo, envolvemos técnicas psicológicas, subjetividade e compromisso social e apresentamos nesta coleção uma parte deste processo.
 
Boas leituras e boas descobertas!
 
 
 
 
Os exemplares impressos dos Cadernos Temáticos estão disponíveis para retirada na sede do CRP-PR em Curitiba – apenas para Psicólogas(os).
 
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