ORIENTAÇÕES BREVES SOBRE A ATUAÇÃO DA(O) PSICÓLOGA(O) NA GESTÃO INTEGRAL DE RISCOS E DE DESASTRES
A Comissão Especial (Temática) de Psicologia Ambiental do XIII Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Paraná (CEPED/PR), identificou ao longo de reuniões que as situações de desastres podem levar ao surgimento de dúvidas sobre a conduta profissional: sigilo profissional, como lidar com a mídia, a humanização do ambiente, o registro dos atendimentos, os encaminhamentos, o surgimento de boatos, as fake news (notícias falsas, em inglês), etc., são alguns exemplos.
As orientações aqui apresentadas não traduzem toda a complexidade dos cenários de desastres, tampouco as múltiplas facetas que podem assumir. São orientações práticas e simples que podem guiar nossas reflexões e servir como um convite para que sejam sempre ampliadas e aprimoradas, adaptando sua utilização em cada contexto.
Caderno Temático de Neuropsicologia (Gestão 2016-2019)
O XIII Plenário do CRP-PR (Gestão 2016-2019) acredita que o fortalecimento da Psicologia passa pela formação continuada de profissionais críticas(os) e conscientes de seu papel na sociedade. Por isso, o Planejamento Estratégico desta gestão traz como meta a execução de ações como este Caderno de Neuropsicologia, que amplia o acesso às informações e auxilia na continuidade das discussões que ainda se mostram presentes.
Este Caderno foi elaborado pela Comissão de Neuropsicologia do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) com o intuito de contribuir para o desenvolvimento profissional da categoria e fornecer orientações gerais, de maneira clara e concisa, a respeito da prática da(o) Psicóloga(o) especialista em Neuropsicologia, uma área de atuação que vem se expandindo e ganhando novos cursos de formação.
Esperamos que as contribuições aqui expostas possam ampliar, enriquecer e complementar conhecimentos.
Caderno de Orientações aos Serviços-Escola
Este documento tem como objetivo apresentar orientações acerca do conceito, da organização e do funcionamento dos Serviços-Escolas de Psicologia das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. A redação deste material é de responsabilidade de um Grupo de Trabalho (GT) desenvolvido junto ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) no primeiro semestre de 2014, considerando os resultados produzidos em um movimento histórico de discussão entre equipes responsáveis por Serviços-Escola de diferentes cursos de Psicologia do Estado do Paraná. Pretende-se que tal documento oriente em relação ao tema, sobre dúvidas que possam surgir com a prática supervisionada dos estágios dos cursos de Psicologia nos espaços denominados Serviços-Escola.Coleção Psicologia em Diálogo (Gestão 2013-2016)
Empreender o diálogo é desafiador, por uma simples razão: diálogo é transformação. Quando alguém se propõe a esta tarefa, certamente não será o mesmo após a experiência. Afinal, quando encontro verdadeiramente outra pessoa eu a transformo e ela me transforma.