Anais

11º Congresso Regional da Psicologia do Paraná - Caderno de Deliberações

No ano em que celebramos os 60 anos da regulamentação da Psicologia, enquanto profissão, no Brasil, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná realizou o 11º Congresso Regional da Psicologia do Paraná (11º COREP). A cada três anos, os Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizam o Congresso Nacional da Psicologia, e suas atividades preparatórias marcam as buscas de sínteses e convergências na construção democrática da profissão.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, Psicólogas(os/es) de diversas regiões do Paraná atenderam ao chamado do CRP-PR e ocuparam este espaço com suas reflexões, sugestões e propostas para as gestões do CRP-PR e do CFP do próximo triênio. Além disso, puderam reafirmar o compromisso político da profissão com mecanismos dialógicos de construção de posicionamentos institucionais para o Sistema Conselhos.

Entre os meses de outubro de 2021 e janeiro de 2022, 11 pré-Congressos (Pré-COREPs) aconteceram em modalidade online, como medida de biossegurança para contenção da pandemia. Os eventos contaram com mais de 150 participantes de todas as regiões do Paraná, entre Psicólogas(os/es) e estudantes, e 213 propostas foram apresentadas para os três eixos do Congresso: 1 – Organização democrática e participativa do Sistema Conselhos no enfrentamento da pandemia; 2 – Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via políticas públicas e 3 – O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental.

Entre os dias 09 e 10 de abril, as(os/es) delegadas(os/es) eleitas(os/es) nos Pré-COREP estiveram presencialmente em Curitiba-PR, para o 11º COREP. As(os/es) 63 Psicólogas(os/es) e 03 estudantes debruçaram-se sobre as propostas e aprovaram, em Plenária Final, 125 propostas de âmbito regional e 30 propostas de âmbito nacional encaminhadas para o 11º CNP, realizado entre 02 e 5 de junho, em Brasília-DF. Além disso, foram aprovadas 06 moções e uma delegação composta por 20 representantes do Paraná, que participaram da etapa nacional do evento.

Com satisfação, a Comissão Organizadora do 11º COREP apresenta os resultados do evento, com as propostas aprovadas no COREP, que servirão de diretrizes para a atuação do XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (2022-2025). Nosso desejo é de que sigamos em construções que democratizem a Psicologia e reafirmem nosso compromisso social, político e ético com a justiça social e com o enfrentamento das desigualdades sociais!

XVII Encontro Paranaense de Psicologia

Anais do XVII Encontro Paranaense de Psicologia

10º Congresso Regional da Psicologia do Paraná - Caderno de Deliberações

Podemos dizer que fazemos parte de uma categoria profissional privilegiada. Isto porque a cada três anos as(os) Psicólogas(os) de todo o Brasil são convidadas(os) a participar de um importante momento de construção democrática da profissão. Esse momento se dá por meio da realização do Congresso Nacional da Psicologia (CNP) e se desdobra nas atividades do Congresso Regional da Psicologia (COREP) e suas atividades preparatórias.

Mais uma vez, as(os) Psicólogas(os) paranaenses atenderam a esse chamado e fizeram uso desse espaço, expondo suas opiniões e propostas de diretrizes para a gestão dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia.

Entre os meses de outubro de 2018 e abril de 2019, 19 pré-Congressos (Pré-COREPs) foram realizados em 17 cidades diferentes, em todas as regiões do Paraná. Tivemos a participação de 300 profissionais, mais de 30 estudantes e mais de 420 propostas apresentadas.

Nos dias 06 e 07 de abril de 2019, em Curitiba, tivemos a realização do 10º COREP, com a participação de 112 delegadas(os) eleitas(os) nas atividades preparatórias, e após sistematização da COMORG, 334 propostas apreciadas em 06 Grupos de Trabalho e na Plenária Final.

É com satisfação que a Comissão Organizadora do 10º COREP (COMORG) apresenta as propostas aprovadas no COREP e aponta as diretrizes que devem ser adotadas pela próxima gestão do Conselho Regional de Psicologia.

XVI Encontro Paranaense de Psicologia - Anais 2018

O Encontro Paranaense de Psicologia, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), é um evento tradicional que reúne Psicólogas(os), estudantes, profissionais afins e comunidade em um encontro entre as teorias e as práticas desenvolvidas pela Psicologia em suas diversas áreas de atuação, com a preocupação de trazer conferências, palestras, debates, mesas-redondas e trabalhos científicos que congreguem o fazer psicológico na sua mais intensa
diversidade.

Em 2018 o evento reuniu mais de 1.200 pessoas e contou com uma riqueza de trabalhos e debates que você pode conferir nestes anais, registro da intensidade do XVI Encontro.

XVII Fórum de Psicologia Hospitalar - Anais 2017

A comissão de Psicologia Hospitalar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) foi constituída em 2001 e, desde então, propõe-se a agregar profissionais e estudantes interessadas(os) no desenvolvimento teórico e prático nessa área. O Fórum de Psicologia Hospitalar, atividade já tradicional da Comissão, é um desses momentos nos quais os participantes podem conhecer e discutir sobre sua atuação.

O XVII Fórum, realizado em novembro de 2017, trouxe a discussão sobre as questões relativas à Saúde Mental, que são cada vez mais presentes nos hospitais gerais e demandam da(o) Psicóloga(o) e da equipe multiprofissional reflexões quanto a sua prática.

Caderno de Deliberações Regionais do 9º Congresso Regional de Psicologia do Paraná - COREP-PR

 A lei nº 4.119, que regulamentou a profissão de Psicóloga(o), foi sancionada em 27 de agosto de 1962, pelo então presidente João Goulart. Foi  publicada no DOU de 05/09/62. O Brasil foi o primeiro país a ter a profissão regulamentada em caráter nacional.

A lei nº 5766 criou o Conselho Federal de Psicologia, em 1971, e este instalou os Conselhos Regionais. O CRP-07 foi instalado em 1974 e era  composto pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo sua sede em Porto Alegre.

 Os Conselhos de Psicologia, conforme estabelece o artigo 1º da lei nº 5766/71, foram criados, dotados de personalidade jurídica de direito público,  autonomia administrativa e financeira, constituindo, em seu conjunto, uma autarquia, destinados a orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da  profissão de Psicóloga(o) e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.

 Em 1979, com 495 profissionais, foi constituído o CRP-08, com jurisdição no Paraná. Nesta época, as(os) Psicólogas(os) elegiam o plenário  Regional e seus representantes no Conselho Federal de Psicologia (CFP), mas ainda não participavam mais ativamente das definições das ações  das autarquias.

 O início do processo de democratização do Sistema Conselhos de Psicologia começou com a organização e realização do I CONUP – Congresso  Nacional Unificado da Psicologia (Conselhos, sindicatos e Federação dos Psicólogos),realizado em Brasília, no período entre 8 e 10 de setembro  de 1989.

 No CONUP houve intensa discussão sobre o papel de cada entidade da Psicologia e de certa forma serviu de estímulo para a organização do  processo constituinte, seguido da organização de Congressos Regionais e Congresso Nacional da Psicologia (CNP), em que a categoria participa  do planejamento das ações dos seus Conselhos (Regionais e Federal). 

 A cada três anos o Sistema Conselhos se renova com processo eleitoral e com a realização dos Congressos Regionais e Nacional da Psicologia. O CNP é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos e nele são definidas as diretrizes a serem seguidas e implementadas nos três anos seguintes a sua realização, tanto em âmbito Regional quanto Nacional.

Anais do XV Encontro Paranaense de Psicologia

 Os Encontros Paranaenses já fazem parte da história da Psicologia Brasileira e, a cada gestão do Conselho Regional de Psicologia do Paraná  (CRP-PR), as(os) Psicólogas(os) e estudantes de Psicologia anseiam pela sua realização. Na oportunidade, é possível reciclar conhecimentos,  aperfeiçoar as práticas profissionais e ainda ter a satisfação do reencontro de colegas.

 A Psicologia é uma profissão jovem e em constante crescimento. Cada dia aumenta mais a necessidade do diálogo para mediação de conflitos,  para minimizar os efeitos nocivos da intolerância e, assim, ajudar a construir uma sociedade mais justa e solidária, com qualidade de vida para  todas e todos.

 É fundamental que o CRP-PR, de acordo com as suas atribuições legais e regimentais, propicie às(aos) Psicólogas(os) paranaenses a atualização  profissional constante. O XII Plenário propôs que, sob o olhar da Psicologia em suas diferentes abordagens e áreas de aplicação, discuta-se no  XV Encontro Paranaense de Psicologia o tema “Direitos humanos, ética e as inovações tecnológicas na prática da Psicologia”.

XVIII Fórum de Psicologia Hospitalar - Anais 2018

A Comissão de Psicologia Hospitalar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) foi constituída em 2001 e, desde então, propõe-se a agregar profissionais e estudantes interessadas(os) no desenvolvimento teórico e prático nessa área. O Fórum de Psicologia Hospitalar, atividade já tradicional da Comissão, é um desses momentos nos quais as(os) participantes podem conhecer e discutir sobre sua atuação.
O XVIII Fórum discuti u sobre as possibilidades de atuação dentro da área hospitalar, apresentando a amplitude do campo, que abarca desde a assistência, como a gestão e a pesquisa.

XIV Fórum de Psicologia Hospitalar - Anais 2019

A Comissão de Psicologia Hospitalar do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) foi constituída em 2001 e, desde então, propõe-se a agregar profissionais e estudantes interessadas(os) no desenvolvimento teórico e prático nessa área. O Fórum de Psicologia Hospitalar, atividade já tradicional da Comissão, é um desses momentos nos quais as(os) participantes podem conhecer e discutir sobre sua atuação.

O XIX Fórum, realizado em novembro de 2019, trouxe o tema “Dor, reflexões éticas e subjetivas” para compreensão de diferentes perspectivas e intervenções frente a uma experiência recorrente no contexto hospitalar.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.