Pesquisas

Este é um canal de divulgação de pesquisas científicas relacionadas à Psicologia. Se você deseja divulgar uma pesquisa faça sua solicitação clicando aqui. As solicitações poderão ser analisadas por uma equipe de colaboradoras(es) de Comissões Especiais (Temáticas) correlatas à área em questão e pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). O CRP-PR mantém as divulgações por um prazo de seis meses e não se responsabiliza pelo encerramento anterior a este prazo, ficando a cargo do(a) pesquisador(a) comunicar o encerramento.

Promovido por: Sandra Silva Korndorfer | Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba)

Descrição: O estudo “Mapeamento dos (as) Psicólogos (as) Bilíngues (Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais) do Brasil” tem por objetivo realizar um mapeamento das(os) Psicólogas(os) Bilíngues (Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais) do Brasil para a elaboração de uma cartilha informativa pública no formato digital, visando facilitar acesso à informação sobre a Psicologia Bilíngue no Brasil. A cartilha visa atender a comunidade surda e orientá-los na busca de profissionais capacitados para realizar um atendimento psicológico de qualidade, dando a eles a possibilidade de acesso à psicoterapia.

Os dados serão coletados por meio deste questionário semiestruturado online (Plataforma Google Forms) contendo 24 perguntas e, para respondê-las, você precisará de cerca de 15 minutos. Os resultados serão analisados e posteriormente organizados na cartilha digital com as formatações adequadas.

A coleta de respostas vai até o dia 31/10/2021.

Link da pesquisa: https://forms.gle/bng3K4PGkNFEKbds9

Saiba mais: Entre em contato com os pesquisadores: sandra_korndorfer@outlook.com; loivojose@hotmail.com

Publicado em: 15/09

Promovido por: Nicole Staben Alves e Maria Eduarda Campagnaro | Universidade Positivo

Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar atendimentos psicológicos de surdos, nas modalidades presencial e on-line, realizados por Psicólogas(os) inscritas(os) no CRP-PR, usuários e não usuários da Língua Brasileira de Sinais, conhecedores e não conhecedores da cultura surda. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de levantamento.

Os dados serão coletados por meio de questionário disponibilizado via Google Forms, tendo o questionário em Língua Portuguesa 13 questões, sendo nove fechadas e três abertas, e o questionário em Libras 11 questões, dez fechadas e uma aberta, cujo tempo de resposta é de cinco a 10 minutos.

A coleta de respostas vai até o dia 30/08/2021.

Link da pesquisa em português:  https://forms.gle/5KraQzAGZPhMzgH59

Link da pesquisa em Libras: https://forms.gle/RpQjxBkK2VtaeokX9

Publicado em: 30/07

Promovido por: Dr. Alessandro Antonio Scaduto e Victória Gamba Bertaia | Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Descrição: A pesquisa “Comparação de modelos de prontuários de serviços-escola de Psicologia do Paraná” tem como objetivo geral comparar modelos de prontuários de serviços-escola de Psicologia do Paraná, bem como as percepções sobre tais documentos por responsáveis técnicos(as) e/ou coordenadores(as) desses serviços, visando descrever boas práticas nessa direção, bem como apontar dificuldades a serem cuidadas para a elaboração, manutenção e uso de tais documentos.

A pesquisa conta com a participação dos responsáveis técnicos(as) e/ou coordenadores(as) de serviços-escola de Psicologia do Paraná. Os modelos de prontuário serão comparados por meio de análise de conteúdo e os dados dos questionários serão analisados usando estatística descritiva e inferencial.

A coleta de respostas vai até o fim de agosto de 2021.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, contatar: aascaduto@ufpr.br ou victoria.bertaia@ufpr.br

Link da pesquisa:  https://questionarios.ufpr.br/index.php/343859/lang-pt-BR

Publicado em: 09/06

Promovido por: Juliana Alvares Duarte Bonini Campos | Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Campus de Araraquara da UNESP

Descrição: A pesquisa “Emoções, Humor e estratégias de enfrentamento na pandemia” é de observação e apresenta a finalidade de verificar os escores de depressão, ansiedade, estresse, evitação, intrusão, hiperestimulação, humor e estratégias de enfrentamento utilizados por estudantes universitários e pela população brasileira em em geral diante do contexto de pandemia. Todos esses aspectos serão avaliados por meio de questionários. Cabe esclarecer que a pesquisa não tem finalidade de realizar diagnóstico individual, mas apenas um levantamento coletivo.

A participação nesse trabalho será importante para auxiliar as(os) profissionais de saúde, principalmente, Psicólogas(os) e aqueles voltados ao acolhimento dos pacientes a entender como está nossa saúde mental e nossas dificuldades para então poder estabelecer um plano de cuidado mais resolutivo.

A pesquisa é composta por 5 questionários e o tempo de preenchimento aproximado é de 10 minutos.

Link da pesquisa:  http://bit.ly/PesquisaCovidUNESP

Publicado em: 07/06

Promovido por: Helena Maria Tannhauser Barros, Júlio César dos Reis Petter e Cassandra Borges Bortolon | Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Descrição: Você está sendo convidada(o) a participar, como voluntária(o), de pesquisa sobre a prevalência de depressão, ansiedade e estresse em profissionais de saúde e a sua relação com a qualidade de vida durante a pandemia de Covid-19. O convite está sendo feito a você pois a escassez de dados representativos da realidade brasileira impedem que compreendamos de forma fidedigna a extensão e magnitude dos efeitos psicológicos vivenciados por profissionais de saúde, no período da pandemia de Covid-19. Estes dados poderão auxiliar no desenvolvimento de futuras políticas públicas. Sua contribuição é imprescindível, porém, você não deve participar contra a sua vontade.

Todas as informações coletadas neste estudo são confidenciais. Sua participação é anônima. Sua identidade é sigilosa, nem o pesquisador, tampouco a equipe de pesquisa e plataforma terão conhecimento dela. Os dados coletados serão utilizados apenas para esta pesquisa.

Link da pesquisa: https://redcap.ufcspa.edu.br/surveys/?s=YPXLW9TXJE

Publicado em: 26/05

Promovido por: Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com a Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA).

Descrição: Este é um braço da pesquisa com profissionais da saúde, realizada exclusivamente para Psicólogas e Psicólogos. O objetivo geral do estudo é realizar um levantamento descritivo sobre os sintomas psicológicos e autocuidado entre Psicólogas e Psicólogos durante a pandemia da Covid-19. Os objetivos específicos são: verificar os níveis de sintomas de estresse, ansiedade e depressão entre Psicólogas(os); e identificar fatores de risco e proteção que podem interferir nos sintomas psicológicos e autocuidado.

A amostra será composta por Psicólogas(os) ativas(os), de várias regiões do Brasil, por meio de uma pesquisa do tipo Survey.

Link da pesquisa: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCHygK5lMiiCgR84NXULe5vUhFG2xoUxV3xNxtBKN1Lop0yQ/viewform?u

Publicado em: 18/05

Promovido por: Júlia Santos de Faria | Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)

Descrição: O objetivo desta pesquisa é avaliar a aceitação e as contribuições da psicoterapia on-line para a saúde mental da população brasileira.

Os resultados do estudo poderão contribuir para a discussão de novas posturas dos profissionais de Psicologia, melhorar a qualidade e a ampliação da psicoterapia online.

Neste sentido, se você possui mais de 18 anos, a sua contribuição nas respostas deste questionário é fundamental.

Link da pesquisa: https://docs.google.com/forms/d/1mAIT2Hy_AZaXJcekI9E5jvbIuHL6qmmi6vA2tiIHLX8/edit?usp=drivesdk

Publicado em: 18/05

Promovido por:  Emerson Do Bú (ULisboa) | sob orientação da professora Christhina da Nova Sá Serafim (UFCG)

Descrição: A pesquisa tem por objetivo mapear a Atenção Psicológica Hospitalar no Brasil e destina-se a PSICÓLOGAS(OS) brasileiras(os) que possuam mais de 18 anos de idade e atuem no CONTEXTO HOSPITALAR.

A sua participação é voluntária e anônima. Os dados coletados neste estudo são totalmente confidenciais. Nenhuma informação que possa lhe identificar será requerida. As suas respostas serão agregadas ao conjunto das respostas das outras pessoas e os resultados obtidos serão utilizados apenas para a redação de artigos científicos sobre o tema da pesquisa (resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde).

Em qualquer momento, a(o) participante poderá solicitar informações adicionais sobre o estudo contactando os investigadores responsáveis, Profª Drª Roseane Sá-Serafim e o Doutorando Emerson Do Bú, através dos e-mails: roseanesaserafim@gmail.com / emerson.bu@campus.ul.pt

Link da pesquisa: https://docs.google.com/document/d/1KqRoEydQyLb6q0po3Y7QofkGvLWXYeZcEmsNvJXf3vA/edit?usp=sharing

Publicado em: 11/05

Promovido por: Armando Macena de Lima Junior (CRP-12/18558) | sob orientação da professora Dra. Fernanda Machado Lopes (UFSC)

Descrição: você está sendo convidada(o) a participar da pesquisa intitulada de “Saúde Mental de Estudantes e profissionais da Psicologia brasileiros no contexto da pandemia da Covid-19”. Para responder a pesquisa, basta clicar aqui! Seu principal objetivo é “investigar o status de saúde mental de acadêmicos e profissionais de Psicologia brasileiros no contexto da pandemia de Covid-19”.

Esta pesquisa compõe o trabalho de mestrado do acadêmico e Psicólogo Armando Macena de Lima Junior do Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCOG) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da UFSC, com parecer favorável de número: 4.619.637 e está sob orientação da professora Dra. Fernanda Machado Lopes (UFSC). Dúvidas podem ser enviadas ao contato: armando.lima@posgrad.ufsc.br. Muito obrigado pela sua contribuição!

Link da pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/S_Mental

Publicado em: 06/05

Promovido por: Thaís Malucelli Amatneeks | Doutoranda sob orientação do Prof. Dr. Amer Cavalheiro Hamdan

Descrição: a pesquisa “Teleneuropsicologia em processos de Avaliação Neuropsicológica na pandemia COVID-19 por profissionais da América Latina” visa analisar a utilização da Teleneuropsicologia (TNP) por profissionais que realizam Avaliação Neuropsicológica na América Latina no contexto da pandemia Covid-19

Os dados serão coletados via questionário, e o público-alvo da pesquisa são Psicólogos que atuam com práticas em Neuropsicologia, de forma presencial ou remota. O tempo estimado para o preenchimento do questionário é de 10 minutos.

Link da pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/teleneuropsicologia

Publicado em: 23/04

Promovido por: Julianna Rodrigues Beltrão | Pós-graduanda PUC-PR

Descrição: Trata-se de um estudo exploratório, transversal, de abordagem quanti-qualitativa que tem como objetivo avaliar o distresse moral de profissionais da saúde que atuam em cuidados paliativos. Especificamente, pretende-se realizar a adaptação transcultural e a validação da Escala de Medida de Distresse Moral para Profissionais da Saúde proposta por Epstein et al (2019); e analisar o distresse moral de profissionais da saúde no contexto da comunicação de notícias difíceis em cuidados paliativos. Espera-se que este estudo forneça subsídios para a formação de profissionais de profissionais de saúde que atuam em cuidados paliativos, no que tange o distresse moral, tanto na graduação quanto na educação continuada

Para contribuir com a pesquisa, os participantes devem responder ao formulário, contendo dados sócio-demográficos e as questões do instrumento “Distresse Moral”.

Link da pesquisa: https://forms.gle/Q1N4bwegQ89ZBmxv6

Publicado em: 20/04