Pesquisas

Este é um canal de divulgação de pesquisas científicas relacionadas à Psicologia. Se você deseja divulgar uma pesquisa, envie o projeto e a aprovação no Comitê de Ética em pesquisa da sua Instituição de Ensino Superior (IES) para o e-mail crp08@crppr.org.br. As solicitações poderão ser analisadas por uma equipe de colaboradoras(es) de Comissões Especiais (Temáticas) correlatas à área em questão e pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). O CRP-PR mantém as divulgações por um prazo de seis meses e não se responsabiliza pelo encerramento anterior a este prazo, ficando a cargo do(a) pesquisador(a) comunicar o encerramento.

O PREPARO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BRASILEIROS PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Promovido por: pesquisadores do Programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob coordenação das professoras Dra. Karla Crozeta Figueiredo e Dra. Maria de Fátima Mantovani, membros dos grupos de pesquisa (GPPGPS – Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde) e (GEMSA – Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto). 

Descrição: Trata-se de uma pesquisa do tipo survey, que objetiva verificar a opinião pública dos profissionais de saúde brasileiros sobre a realização de treinamentos ou capacitações para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Esta pesquisa segue as disposições da Resolução n.510/2016, do Conselho Nacional de Saúde. Este questionário é totalmente anônimo e composto por questões de caracterização e relacionadas aos treinamentos e capacitações. O tempo de preenchimento será de aproximadamente 5 minutos. Estas informações serão mantidas em sigilo e sua privacidade será preservada. Os dados desta pesquisa serão utilizados unicamente para fins de pesquisa. Obter um panorama dos treinamentos e capacitações para a proteção do profissional de saúde se faz necessário mediante a pandemia da COVID-19, pois são fatores que podem impactar diretamente na atividade laboral do profissional e na assistência ao paciente. Obter estas informações poderá trazer benefícios para o enfrentamento deste agravo ou para outros de similar natureza, dispondo sobre boas práticas de proteção, segurança e bem-estar ao profissional de Saúde.

Link da pesquisa: https://forms.gle/xqtn7QmYrzvcLprv6

Publicado em: 27/04

USO “EDUCATIVO” DA PUNIÇÃO FÍSICA EM CRIANÇAS: PERCEPÇÃO DE  PSICÓLOGAS(OS)

Promovido por: Tatiane França (mestranda em Psicologia na Faculdade IMED de Passo Fundo/RS)
Descrição: A pesquisa é respondida online e de forma anônima, os dados fornecidos pelas(os) Psicólogas(os) participantes serão mantidos em sigilo absoluto e a análise dos resultados será feita somente com o conjunto de dados de todos os respondentes da pesquisa. O tempo médio para responder esta pesquisa é 10 minutos, e visa a contribuir com o conhecimento científico acerca do tema. 

Link da pesquisa: https://imed.qualtrics.com/jfe/form/SV_8cDXGWhcHIWsB5b

Publicado em: 07/02

PERFIS BIOSOCIODEMOGRÁFICO E LABORAL, CRENÇAS SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL E TOMADA DE DECISÃO PARA NOTIFICAÇÃO: ESTUDO MISTO COM PSICÓLOGOS/AS DA CLÍNICA PRIVADA

Promovido por: Linéia Polli
Descrição: Olá! Meu nome é Linéia Polli, sou mestranda em Psicologia na Faculdade IMED. Se você é psicólogo/a e atua no âmbito da clínica privada, lhe convido a participar da minha pesquisa de dissertação intitulada “Perfis biosociodemográfico e laboral, crenças sobre violência sexual e tomada de decisão para notificação: estudo misto com psicólogos/as da clínica privada”. Você vai levar um tempo médio de 20 minutos para responder a uma pesquisa que visa contribuir com o conhecimento científico acerca do tema e, no futuro, pode vir a instrumentalizar profissionais para lidarem com situações de violência sexual contra crianças e adolescentes. Caso você não atue na clínica privada e conheça outros/as psicólogos/as que o façam, pode contribuir enviando esta mensagem a eles/as. Desde já, muito obrigada por colaborar! 

Link da pesquisa: https://forms.gle/upzFi4tBc3VXyC4c6

Publicado em: 18/12

 

TRABALHO DE PSICÓLOGOS: ESTRESSE E ESTRATÉGIAS DE COPING

Promovido por: Ana Paula da Rosa Deon (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC), sob a orientação da profª. Drª Suzana da Rosa Tolfo (UFSC)
Descrição: Você está sendo convidada(o) a participar de forma online e voluntária da pesquisa intitulada “Trabalho de Psicólogos: estresse e estratégias de coping” sob a responsabilidade da pesquisadora Ana Paula da Rosa Deon (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC), sob a orientação da profª. Drª Suzana da Rosa Tolfo (UFSC). Portanto, sua participação não é obrigatória e a qualquer momento você pode desistir de participar e poderá sair da pesquisa, sem nenhum prejuízo para você ou para o pesquisador. Os procedimentos adotados com os dados que você responder ocorrerão conforme a Resolução nº 466/2012 e a Resolução Complementar nº 510/16, que discorrem sobre a ética nas pesquisas que envolvem seres humanos, de modo a garantir sigilo em relação aos dados de identificação e no que diz respeito ao participante.

Link da pesquisa:  https://forms.gle/3UEus6SJ5a6ECqBZ6
Contatos: ap.deon@uol.com.br e srtolfo14@gmail.com

Publicado em: 14/11

 

Rolar para cima