Pesquisas

Este é um canal de divulgação de pesquisas científicas relacionadas à Psicologia. Se você deseja divulgar uma pesquisa, envie o projeto e a aprovação no Comitê de Ética em pesquisa da sua Instituição de Ensino Superior (IES) para o e-mail crp08@crppr.org.br. As solicitações poderão ser analisadas por uma equipe de colaboradoras(es) de Comissões Especiais (Temáticas) correlatas à área em questão e pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). O CRP-PR mantém as divulgações por um prazo de seis meses e não se responsabiliza pelo encerramento anterior a este prazo, ficando a cargo do(a) pesquisador(a) comunicar o encerramento.

Promovido por: Psic. Susani Luzia Silva Oliveira, sob a orientação da Prof.ª Dra. Fernanda Barcellos Serralta | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Descrição: Você é Psicólogo clínico e está realizando formação em Terapias Cognitivo-comportamentais (TCC, Contextuais e Terapia do Esquema), Psicanálise ou Sistêmica? Então participe da nossa pesquisa sobre autocriticismo e autocompaixão no desenvolvimento dos psicoterapeutas. É rápido e simples. Basta clicar no link https://bit.ly/3kVlqN2. O tempo de preenchimento é de aproximadamente 15 minutos.

Sua participação é fundamental para compreendermos o desenvolvimento da prática psicoterápica a partir de características do psicoterapeuta. Caso você não possa participar, agradecemos se puder compartilhar com outras pessoas! Você pode também solicitar mais informações sobre a pesquisa enviando um e-mail para susanioliveira89@edu.unisinos.br.

Link da pesquisa: https://bit.ly/3kVlqN2

Publicado em: 20/11

Promovido por: Universidade de Lisboa e o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Descrição: Convidamos a colaborar na divulgação deste estudo internacional coordenado pela Universidade de Lisboa e o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outras instituições internacionais de saúde, respondendo ao questionário no link abaixo que tem o objetivo de conhecer os impactos da pandemia da COVID-19 sobre o trabalho, a saúde e os hábitos dos profissionais de saúde. O questionário é anônimo e está sujeito às regulamentações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa dos países envolvidos.

A experiência dos profissionais de saúde brasileiros é de extrema importância e ajuda no desenvolvimento de intervenções mais eficazes para o bem-estar físico e mental dos profissionais combatentes da pandemia. Além disso, permite compreender a realidade do Brasil em meio aos impactos mundiais do momento em que vivemos.

Link da pesquisa: Caso esteja interessado em participar, basta acessar o link: bit.ly/estudocovidsaude | Para responder ao questionário, o participante leva cerca de 20 minutos.

Publicado em: 12/11

Promovido por: Universidade Federal de Juiz de Fora

Descrição: Pesquisadores do Núcleo de Estudos em Infecções e Complicações Relacionadas à Assistência a Saúde (NEICAS) da UFJF solicitam apoio na divulgação da pesquisa “Uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde no combate à COVID-19”.
Esta é financiada pelo CNPq e conta com as parcerias: UFMG, UFSJ, Aarhus University, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Instituto René Rachou Fiocruz Minas.

Link da pesquisa: 

Se você for Profissional da Atenção Primária à Saúde de qualquer lugar do Brasil, participe através deste link: https://ee.humanitarianresponse.info/x/Osj5ccfK

Se você for Profissional vinculado a programa de residência na área da saúde de qualquer lugar do Brasil, participe através deste link: https://ee.humanitarianresponse.info/x/LAzuODBq

Sua participação e/ou contribuição com a divulgação é de grande importância! Para maiores informações, acesse o site: http://www.ufjf.br/epicovid19/

Publicado em: 28/09

Promovido por: Programa de pós-graduação em Psicologia UFPR

Descrição: O grupo de pesquisa sobre saúde mental e Covid-19 é integrado por professores, técnicos e alunos do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal do Paraná. Os pesquisadores estão comprometidos em contribuir para o enfrentamento dos impactos da Covid-19.

Para isso, desenvolveram a pesquisa “Saúde mental dos profissionais de saúde diante do enfrentamento da pandemia da Covid-19” para profissionais que estão trabalhando na linha de frente da assistência. O questionário é curto e pode ser respondido facilmente pelo celular.

Segundo a professora Alessandra Bianchi, vice-coordenadora do projeto, “Estamos convidando Psicólogos e outros profissionais de saúde a participarem da pesquisa. Precisamos de ajuda para divulgar a pesquisa entres pessoas das seguintes profissões: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina veterinária, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social, técnicos e tecnólogos em radiologia, auxiliares e técnicos de enfermagem.”

Link da pesquisa: https://forms.gle/FqGc6LbQmtvJ1CLA6

Publicado em: 16/09

Promovido por: Conselho Federal de Psicologia

Descrição: A pandemia da Covid-19 alterou profundamente as relações sociais, de trabalho e as práticas de cuidado em saúde – incluindo o cuidado em saúde mental. Com o apoio do CREPOP, o Conselho Federal de Psicologia realiza esta pesquisa tentando identificar as mudanças que mais afetaram a categoria. Para mais informações, acesse: https://bit.ly/2D57BLi
Compartilhe: https://www.facebook.com/conselhofederaldepsicologia/posts/3541453325886500

Responda até 30 de agosto!

Link da pesquisa: https://www2.cfp.org.br/consultapublica/2020/condicoesdetrabalho/

Saiba mais: https://bit.ly/2D57BLi

Publicado em: 26/08

PSICOVIDA

Promovido por: UFF, UFRJ, UNIRIO, UERJ e UFOP

Descrição: Esta pesquisa, elaborada por pesquisadores da UFF, UFRJ, UNIRIO, UERJ e UFOP, visa investigar a saúde mental dos profissionais atuantes na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Se você trabalha em hospital ou unidade de pronto atendimento, independente de qual função você exerce, por favor, responda e compartilhe o questionário abaixo. Você vai ajudar a entender os impactos da pandemia e auxiliar no planejamento de medidas de proteção. Todas(os) os profissionais estão convidados a responder.

Link da pesquisa: https://forms.gle/Wn4mszPmXp6q1E628

Saiba mais: www.psicovida.org | http://www.faperj.br/?id=4012.2.0

Publicado em: 14/07 

O PREPARO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BRASILEIROS PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Promovido por: pesquisadores do Programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob coordenação das professoras Dra. Karla Crozeta Figueiredo e Dra. Maria de Fátima Mantovani, membros dos grupos de pesquisa (GPPGPS – Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde) e (GEMSA – Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto). 

Descrição: Trata-se de uma pesquisa do tipo survey, que objetiva verificar a opinião pública dos profissionais de saúde brasileiros sobre a realização de treinamentos ou capacitações para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Esta pesquisa segue as disposições da Resolução n.510/2016, do Conselho Nacional de Saúde. Este questionário é totalmente anônimo e composto por questões de caracterização e relacionadas aos treinamentos e capacitações. O tempo de preenchimento será de aproximadamente 5 minutos. Estas informações serão mantidas em sigilo e sua privacidade será preservada. Os dados desta pesquisa serão utilizados unicamente para fins de pesquisa. Obter um panorama dos treinamentos e capacitações para a proteção do profissional de saúde se faz necessário mediante a pandemia da COVID-19, pois são fatores que podem impactar diretamente na atividade laboral do profissional e na assistência ao paciente. Obter estas informações poderá trazer benefícios para o enfrentamento deste agravo ou para outros de similar natureza, dispondo sobre boas práticas de proteção, segurança e bem-estar ao profissional de Saúde.

Link da pesquisa: https://forms.gle/xqtn7QmYrzvcLprv6

Publicado em: 27/04

Rolar para cima