Pesquisas

Este é um canal de divulgação de pesquisas científicas relacionadas à Psicologia. As pesquisas disponíveis foram analisadas por uma equipe de colaboradoras(es) de Comissões Especiais (Temáticas) correlatas à área em questão e pela Comissão de Orientação e Fiscalização. Se você deseja divulgar uma pesquisa, envie o projeto e a aprovação no Comitê de Ética em pesquisa da sua Instituição de Ensino Superior (IES) para o e-mail crp08@crppr.org.br. O CRP-PR mantém as divulgações por um prazo de seis meses e não se responsabiliza pelo encerramento anterior a este prazo, ficando a cargo do(a) pesquisador(a) comunicar o encerramento.

TRABALHO DE PSICÓLOGOS: ESTRESSE E ESTRATÉGIAS DE COPING

Promovido por: Ana Paula da Rosa Deon (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC), sob a orientação da profª. Drª Suzana da Rosa Tolfo (UFSC)
Descrição: Você está sendo convidada(o) a participar de forma online e voluntária da pesquisa intitulada “Trabalho de Psicólogos: estresse e estratégias de coping” sob a responsabilidade da pesquisadora Ana Paula da Rosa Deon (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC), sob a orientação da profª. Drª Suzana da Rosa Tolfo (UFSC). Portanto, sua participação não é obrigatória e a qualquer momento você pode desistir de participar e poderá sair da pesquisa, sem nenhum prejuízo para você ou para o pesquisador. Os procedimentos adotados com os dados que você responder ocorrerão conforme a Resolução nº 466/2012 e a Resolução Complementar nº 510/16, que discorrem sobre a ética nas pesquisas que envolvem seres humanos, de modo a garantir sigilo em relação aos dados de identificação e no que diz respeito ao participante.

Link da pesquisa:  https://forms.gle/3UEus6SJ5a6ECqBZ6
Contatos: ap.deon@uol.com.br e srtolfo14@gmail.com

Publicado em: 14/11

 

A IDENTIDADE DA(O) PSICÓLOGA(O) BRASILEIRA(O)
Promovido por:
Profª Drª Marta Helena de Freitas, do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília
Descrição: Você, Psicóloga(o), já se questionou sobre as especificidades da intervenção psicológica e sobre sua identidade profissional? Esta pesquisa, de abrangência internacional, busca conhecer as percepções de Psicólogas(os) em todo o país a respeito destas temáticas. Caso esteja disposta(o) a contribuir respondendo um pequeno questionário totalmente on-line, você ajudará imensamente com esta pesquisa e mapeamento. Para participar, basta ser psicóloga(o) atuante e devidamente registrada(o) em seu conselho profissional. Agradecemos sua participação e, se possível, compartilhe com seus colegas para abrangermos o maior número possível de profissionais.

Link da pesquisa:  Acesse o link aqui 
Contatos: mhelenadefreitas@gmail.com (Profª Drª Marta Helena de Freitas) e douglaspiasson@gmail.com (Doutorando Douglas Leite Piasson)
Publicado em: 27/09

PESQUISA REFERENTE À ADESÃO DE PSICÓLOGAS(OS) AO SINDYPSI
Promovido por: Beatriz e Maria Isabele (estudantes de Psicologia)
Descrição: Pesquisa sobre o sindicato das(os) Psicólogas(os) (Sindypsi), com a intenção de mapear os motivos pelos quais há pouco engajamento das(os) profissionais ao sindicato. 
Link da pesquisa: Acesse aqui o formulário da pesquisa
Publicado em:
26/09

O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA(O) PSICÓLOGA(O) NA ÁREA DE CARDIOLOGIA
Promovido por:
Andressa Marianne Salles Engelmann (orientadora) e Michelly Canarines (orientanda)
Descrição: A pesquisa será exploratória, a metodologia a ser utilizada será a qualitativa para a coleta de dados, sendo a técnica de amostragem utilizada a não probabilística por conveniência, em que o pesquisador recorre à pessoas que estão ao seu alcance e que voluntariamente se dispõe a participar da pesquisa. Serão selecionadas(os) 10 profissionais, para ter acesso ao público alvo da pesquisa.  Além das duas formas anteriormente citadas, a pesquisadora realizará publicações nas redes sociais tais como Facebook e Whatsapp com objetivo de expor a pesquisa, assim como localizar participantes dentro do perfil desejado. A pesquisa será realizada via online survey, sendo realizado um questionário contendo 6 questões, a ser enviado aos participantes via e mail, Whatsapp ou Facebook, dependendo da preferência individual do participante.
Objetivo Primário:
Mapear os manejos da atuação da(o) Psicóloga(o) na área da cardiologia
Objetivo Secundário:
Identificar quais são as demandas da(o) Psicóloga(o) na área de cardiologia;
Verificar a metodologia de atendimento realizadas pelas(os) Psicólogas(os) na área de cardiologia;
Constatar aspectos favoráveis e desfavoráveis no contexto da psicocardiologia;
Detectar as diferentes práticas de atuação do psicólogo nos diferentes quadros clínicos.
Link da pesquisa: O exercício profissional da(o) Psicóloga(o) na área de Cardiologia

Contatos da pesquisadora: Michelly_Canarines@hotmail.com
Publicado em: 04/07