Na área da Psicologia, a principal diferença entre o Conselho e o Sindicato está nas funções e nos objetivos de cada um. Os Conselhos Regionais de Psicologia, como é o caso do CRP-PR, são autarquias e têm a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão, assim como zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, de acordo com o que é estabelecido na Lei Federal nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.
Já o Sindicato dos Psicólogos no Estado do Paraná (SindyPsi-PR) é uma organização de base estadual que representa os interesses da categoria e defende a necessidade da ampliação de direitos como forma de garantir melhores condições de trabalho para profissionais da Psicologia paranaenses.
30 horas e piso salarial
As questões trabalhistas não fazem parte do campo legal de atuação dos Conselhos de Psicologia, elas são da competência dos sindicatos. Porém, o CRP-PR se une ao SindyPsi-PR para fortalecer essas lutas. O sindicato organiza as mobilizações por melhores salários, por condições de trabalho mais dignas, pela redução da jornada, pelos valores referenciais para prestação de serviços, pela melhoria dos recursos técnicos de trabalho e pela ampliação de direitos e benefícios. O SindyPsi-PR defende os interesses da categoria nos assuntos trabalhistas, seja no setor público, privado ou entre os chamados “autônomos”.
Nesse sentido, como uma forma de fortalecer a luta do sindicato, o CRP-PR acompanha e incide diretamente em projetos de lei, em prol da categoria e da sociedade, que tramitam em diferentes esferas. Isso acontece por meio do contato com parlamentares da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além da participação em audiências públicas e da mobilização em conjunto com o Conselho Federal de Psicologia.
Assessoria Jurídica na área trabalhista
O SindyPsi-PR também oferece assessoria jurídica preventiva, administrativa e judicial para toda a categoria, de forma gratuita. Os profissionais da Psicologia podem agendar uma consulta online por meio do escritório de advocacia parceiro, que estará pronto para lidar com uma ampla gama de questões trabalhistas. Além disso, o Sindicato oferece descontos exclusivos em serviços jurídicos em áreas como direito de família, direito do consumidor, entre outros.
Orientação e fiscalização
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-PR disponibiliza à sociedade e à categoria um canal de comunicação para sanar dúvidas, solicitar orientações ou realizar a fiscalização do exercício profissional. Os atendimentos podem ser feitos por e-mail ou através de videoconferência. Clique aqui para saber como agendar. As orientações da COF são baseadas nas Leis e Resoluções relacionadas à profissão da Psicologia, com destaque para o Código de Ética (Resolução CFP Nº 010/2005).
A importância de se filiar ao SindyPsi-PR
O CRP-PR incentiva que profissionais da Psicologia no Paraná filiem-se ao SindyPsi-PR, para fortalecer a luta pela ampliação de direitos relacionados à categoria, como é o caso do projeto que visa reduzir a jornada para 30 horas semanais e estabelecer um piso salarial. A contribuição sindical fortalece uma entidade que luta pela valorização de profissionais da Psicologia. Acesse para saber mais: sindypsipr.com.br