Central de Agendamento – Orientação e Fiscalização

A Comissão de Orientação e Fiscalização – COF – disponibiliza à sociedade e categoria o e-mail (crp08@crppr.org.br) como canal prioritário de orientação remota. Através do e-mail é possível sanar dúvidas de maneira ágil e formal. Casos nos quais a(o) demandante precisa das orientações formais como respaldo do CRP-PR, é essencial que o e-mail seja utilizado como canal de comunicação, uma vez que as orientações serão apresentadas por escrito.

Ainda assim, considerando que existem demandas, que por ventura possam ser melhor atendidas por meio de contato síncrono, a Comissão de Orientação e Fiscalização disponibiliza horários de Videoconferência para orientação e fiscalização do exercício profissional.

Antes de agendar seu atendimento síncrono, temos algumas informações importantes:

  • O atendimento será realizado pela plataforma Google Meet;
  • Busque realizar seu contato em um lugar silencioso;
  • Se possível utilize computador de mesa ou notebook. Não há qualquer impedimento em participar pelo celular, mas a utilização do computador de mesa facilita o compartilhamento de tela se ele se fizer necessário;
  • Busque dispor preferencialmente de uma boa conexão de internet (wifi), já que o 4G traz dificuldades para reuniões virtuais;
  • Se possível utilize um fone de ouvido com microfone (como os fones de celular) para facilitar a compreensão e a escuta;
  • Anote suas dúvidas para que possa abordar todos os pontos que necessita durante o atendimento.
Sobre o que a COF pode me orientar?

As orientações da COF estão baseadas nas Leis e Resoluções relacionadas à profissão de Psicóloga/o, com destaque para o Código de Ética (Resolução CFP Nº 010/2005).

Quais questões extrapolam as possibilidades de orientação do CRP-PR?

Dúvidas relacionadas à parte técnica e teórica da profissão de Psicóloga/o extrapolam as competências do CRP-PR, assim como questões referentes a outros órgãos e entidades (sindicatos, prefeituras, Receita Federal, Vigilância Sanitária etc).

Não sou Psicóloga(o), mas gostaria de conversar com a COF sobre a conduta de uma(um) profissional. Quem o CRP fiscaliza?

Qualquer pessoa da sociedade, Psicóloga(o) ou não, pode acionar o CRP-PR para sanar dúvidas ou trazer queixas. No entanto, é importante ressaltar que os Conselhos Regionais de Psicologia têm o papel de orientar, fiscalizar e disciplinar as(os) Psicólogas(os) inscritas(os) em sua jurisdição.  Desta forma, não cabe orientar ou fiscalizar situações que envolvam a atuação de outros profissionais que não Psicólogos, ou situações ocorridas em outros Estados.

Para verificar se uma pessoa é Psicóloga e está registrada no CRP, clique aqui.

Ressalta-se que o Ministério Público tem como atribuição constitucional a defesa dos interesses sociais e individuais. Deste modo, eventuais denúncias sobre exercício ilegal da profissão ou outras matérias sobre as quais o CRP-PR não possa atuar, podem ser endereçadas ao MP-PR. São os canais de contato: clique aqui e saiba mais

Quando o CRP pode fiscalizar e disciplinar?

As atividades do CRP (orientação, fiscalização e disciplina) em relação às/aos Psicólogas/os ocorrerão somente no contexto do exercício profissional da Psicologia, ou seja: se a conduta estiver desvinculada da profissão, no campo da vida particular, a/o Psicóloga/o responderá por seus atos perante as instâncias competentes (administrativa, civil e criminal), como qualquer outra pessoa.

De acordo com a Lei n.º 5766/1971, a instituição tem atribuição de fiscalizar apenas profissionais da Psicologia. Assim, não temos jurisdição para fiscalizar perfis e páginas com frases motivacionais, dicas de comportamento, entre outras reflexões que não competem ao exercício profissional de Psicólogas(os).

Agora que você já sabe em quais aspectos a COF pode lhe ajudar, vamos dar início ao seu agendamento. Para tanto, você precisará selecionar a seguir o tema sobre o qual deseja falar. Leia as orientações da página que será aberta e, ao final dela, se ainda restarem dúvidas, realize seu agendamento. Se você não encontrou o tema desejado, selecione “Outros temas” na lista:

Não encontrou o que procurava?

Envie um e-mail para COF (crp08@crppr.org.br), entre em contato pelo Formulário ou agende seu atendimento pelos botões abaixo:

Formulário