Para renovação da inscrição secundária deverão ser apresentados os documentos abaixo citados. A inscrição Secundária deve ser realizada sempre que houver a necessidade de exercer a profissão, de forma presencial, em estado diferente daquele em que possui inscrição principal por período superior a 90 (noventa) dias no ano. A validade é de 2 (dois) anos. Assim, o presente requerimento é para quando há a Inscrição Secundária e esta se encontra vencida.
Profissionais da Psicologia que atuem exclusivamente por meio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) não precisam solicitar inscrição secundária, de forma que o seu registro principal Ativo junto ao Conselho Regional de sua residência será o suficiente para habilitá-lo para esta atuação.
Caso o profissional passe a exercer a profissão por tempo indeterminado exclusivamente, em estado diferente do seu CRP de origem(isto é, caso mude de estado e passe a atuar somente no novo local), deverá solicitar a inscrição por transferência. Neste caso, a solicitação deverá ser realizada junto ao regional de destino, ou seja, se você for passar a exercer suas atividades profissionais no Paraná por tempo indeterminado, deverá realizar a solicitação junto ao CRP-PR (https://crppr.org.br/transferencia-de-outro-regional).
(Caso tenha Inscrição Secundária no Paraná e vá solicitar a transferência ao CRP 08, o profissional deverá solicitar o cancelamento da Secundária).
Taxa: R$ 324,71
Como realizar a Renovação da Inscrição Secundária?
- Acesse o requerimento de Renovação da Inscrição Secundária, no botão que fica localizado após as instruções e preencha a solicitação.
Documentos obrigatórios para inscrição no CRP-PR
- Os seguintes documentos dever ser digitalizados e anexados em formato PDF:
- Diploma frente e verso;
- Comprovante de Endereço (no Estado do Paraná);
- Declaração do profissional informando o endereço de atuação / indicação do local onde são exercidas as atividades no CRP-PR.
PRAZO: O tempo de resposta do setor de cadastro é de até 30 (trinta) dias úteis, da formalização do pedido, podendo ser prorrogado por igual período, a depender da análise da documentação.
ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS: como o contato é feito preferencialmente por e-mail, pedimos que, ao fazer a solicitação, confira se o e-mail cadastrado é válido e tem espaço para receber mensagens.