Roda de Conversa | A(s) Psicologia(s) frente à Axiomática do Capital e Diagrama de Rendimento

Informações

Em 1912, Gregor Samsa acordou após uma longa noite de sono e percebeu que seu corpo já não era humano. Transformado em um inseto, com dificuldade para se locomover, falar e se levantar, entre outras atividades básicas, Samsa não conseguiu pensar em nada, a não ser: “Como irei ao trabalho assim?”. A família, ao ser confrontada com a situação do rapaz, também não pôde deixar de refletir: “Como vamos nos sustentar sem ele no trabalho?”.

Esse breve resumo do início da obra “Metamorfose”, de Franz Kafka, demonstra a força de sua narrativa e os diversos paralelos que a mantêm atual, mesmo tendo sido publicada em 1915. A impotência e falta de espaço para sentimentos perante uma sociedade burocratizada, a agonia de não se adequar a um ambiente cada vez mais voltado a um padrão de produtividade, as relações familiares atravessadas por esses fatores: todas essas inquietações estão presentes nas páginas de “Metamorfose” e na cabeça de milhares de pessoas no mundo todo.

Para discutir e explorar as reflexões trazidas pela obra e seus paralelos com a prática da Psicologia nos dias atuais, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) convida profissionais e estudantes para roda de conversa “A(s) Psicologia(s) frente à Axiomática do Capital e Diagrama de Rendimento”

O nome do evento faz referência ao capítulo do livro “Psicologia, Política e Esquizoanálise”, de Domenico Hur, produção que também dá base teórica às análises que o evento se propõe a trazer. O psicólogo Samuel Cabanha (CRP-08/13777), um dos mediadores da roda de conversa, explica que o objetivo é discutir, com base na obra de Franz Kafka e seu recurso de narrativa fantástica, o texto de Hur, relacionando o panorama atual sob o viés da Psicologia política.

“O foco da apresentação será a tríade família, sociedade e mundo do trabalho – nesse caso, o mundo do trabalho alienado. A obra nos leva a uma profunda reflexão sobre a alienação, a produtividade e a incapacidade de produção e de consumo, e como isso interfere na significação da vida humana no mundo que estava sendo desenhado naquele início de século XX”.

O encontro acontecerá no dia 22 de setembro, às 19h, na sede do CRP em Foz do Iguaçu. Além de Samuel Cabanha, o evento contará também com a presença da psicóloga Mara Baran (CRP-08/2832) para qualificar e promover um debate construtivo sobre o tema. Para participar é necessário fazer a inscrição no formulário abaixo.

Serviço: 

 

📅 Data: 22 de setembro de 2025

Horário: 19h

📍 Local: Sede do CRP em Foz do Iguaçu (Avenida Pedro Basso, 472 – Jardim Polo Centro, Edifício Caesar Tower – Sala nº 101, 1º andar)

plugins premium WordPress