Reunião Aberta do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia, Maconha e Psicodélicos

Informações

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) convida profissionais, estudantes e o público em geral para participar da Reunião Aberta do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia, Maconha e Psicodélicos, que será realizada no dia 22 de agosto, das 18h às 21h, no Auditório Ágora, situado na sede do CRP-PR em Curitiba (Av. São José, 699 – Cristo Rei).

Nos últimos anos, o debate sobre os potenciais usos terapêuticos da maconha e de substâncias como os canabinoides, a psilocibina e a ayahuasca tem ganhado destaque tanto na pesquisa científica quanto nos espaços institucionais de cuidado em saúde mental. Ao mesmo tempo, saberes ancestrais e medicinas populares, historicamente marginalizados, passam a ser reconhecidos como parte essencial de abordagens de cuidado mais amplas e plurais.

Diante desse cenário, o Sistema Conselhos de Psicologia é convocado a se posicionar, refletir e construir orientações que direcionam a formação e a atuação profissional. A articulação entre ciência, clínica e saberes tradicionais apresenta-se como um caminho necessário para práticas de cuidado mais completas, acessíveis e culturalmente sensíveis, enquanto os desafios à formação e atuação profissionais se impõem e convidam a categoria ao debate.

Neste sentido, a criação do GT regional foi um dos encaminhamentos do fórum com essa temática durante o XVIII Paranaense de Psicologia (EPP), realizado em fevereiro de 2025 em Maringá-PR, sendo aberto à participação de pessoas psicólogas interessadas em compor o debate. Os princípios que regem os trabalhos são a crítica ao proibicionismo e modelo de guerra às drogas e a defesa intransigente da luta antimanicomial.

A reunião aberta contará com a presença de profissionais de referência no tema no Paraná, além das convidadas Camila Andrade de Oliveira (CRP-06/94895), conselheira presidenta da CDH do CRP-SP, e Carol Casé (CRP-08/39157), defensora e militante da causa canábica, para discutir os avanços científicos e os desafios éticos e técnicos relacionados ao uso dessas substâncias no contexto da saúde mental.

A atividade também tem como propósito incentivar o compartilhamento de ideias e vivências, além de abrir espaço para a escuta coletiva da categoria sobre o tema. Confira alguns pontos de pauta em discussão:

  • Apresentar informações atualizadas e qualificadas sobre o uso terapêutico da maconha e dos psicodélicos;

  • Discutir os desafios éticos e técnicos que envolvem a atuação da Psicologia diante dessas substâncias;

  • Possibilitar trocas de saberes e experiências no campo do cuidado em saúde mental;

  • Refletir sobre a inserção dessas abordagens no Sistema Único de Saúde (SUS);

  • Compartilhar experiências e direções que outros Conselhos Regionais vêm construindo sobre o tema, como a Nota Orientativa CRP-SP nº 1/2025, que orienta a categoria de profissionais da Psicologia sobre possibilidades e limites de atuação diante de demandas relativas a pessoas usuárias de maconha.

Participar da reunião é uma oportunidade para ampliar o repertório profissional, dialogar com especialistas e contribuir para a construção de orientações e posicionamentos que respondam às demandas emergentes atuais. A presença de pessoas engajadas na construção de novas perspectivas para o cuidado em saúde mental promete enriquecer o debate e fortalecer as práticas da Psicologia em diálogo com a ciência e a ancestralidade.

Serviço:

Local: Auditório Ágora – Sede do CRP-PR 
Endereço: Av. São José, 699 – Cristo Rei, Curitiba
Data: 22 de agosto
Horário: Das 18h às 21h

Desculpe! Este formulário não existe mais.