O que são as comissões do CRP-PR?
O que são as Comissões Temáticas?
As Comissões Temáticas são compostas por profissionais da Psicologia e têm como objetivo reunir pessoas psicólogas com interesses afins para construir uma aproximação entre o Conselho e o dia a dia da profissão.
As comissões discutem referências teóricas e técnicas, organizam eventos, promovem a interação da Psicologia com a sociedade e subsidiam tecnicamente o plenário do CRP. Para isso, realizam discussões e trabalhos técnicos, auxiliando profissionais da Psicologia nos posicionamentos e deliberações da autarquia. As comissões são subdivididas em áreas de atuação da Psicologia e possuem uma pessoa coordenadora e um calendário de reuniões.
Comissões Permanentes
Você sabia que o CRP-PR conta com comissões essenciais para fortalecer a Psicologia na defesa dos direitos humanos e no enfrentamento das desigualdades sociais?
Como participar das Comissões?
Para participar das Comissões Temáticas, a pessoa interessada deve preencher um formulário, que pode ser acessado no botão abaixo. A pessoa profissional da Psicologia deve participar de pelo menos três reuniões da comissão para que seu nome seja apreciado em plenária e aprovado como pessoa colaboradora. Neste momento, a pessoa psicóloga recebe uma portaria para representar o Conselho, isto é, participar de entrevistas, atividades e das próprias plenárias do CRP-PR como pessoa colaboradora da autarquia.
Clique aqui para verificar as condições de aprovação como pessoa colaboradora
“Art. 3º – Para ser nomeada(o) colaboradora(colaborador), a(o) Psicóloga(o) deverá satisfazer as seguintes condições:
I – Pleno gozo dos direitos profissionais;
II – Não estar sofrendo penalidade por infração ética, disciplinar e/ou administrativa;
III – Estar ciente e de acordo com o Regimento Interno do CRP-PR, da legislação vigente acerca da Psicologia e da presente Resolução;
IV – Estar ciente e de acordo com o Termo de Compromisso e Adesão ao Serviço Voluntário para colaboradoras(es), assinado junto com a Portaria de Nomeação.”
O que é a portaria de colaboração
As pessoas psicólogas que compõem as comissões são chamadas de pessoas colaboradoras, nomeadas por meio de uma portaria interna do CRP-PR. A portaria é um documento emitido pelo Conselho e assinado pela pessoa psicóloga, no qual a profissional da Psicologia se compromete a participar da Comissão, estando ciente de suas atribuições.
Clique aqui para verificar as atribuições da pessoa colaboradora
“Art. 5º – São atribuições das(os) colaboradoras(es):
I – Representar o CRP nas atividades da comunidade que digam respeito à sua Comissão, respeitando as diretrizes estabelecidas pela mesma, quando indicado para tal fim;
II – Participar das atividades internas da Comissão: reuniões; organização de cursos, conferências, grupos de estudo, elaboração de pareceres técnicos, entre outros;
III – Manter contatos com as demais Comissões, como forma de viabilizar trabalhos com as(os) Psicólogas(os) da região, de acordo com as necessidades locais;
IV – Participar de reuniões externas dentro do interesse da Psicologia, que digam respeito à sua Comissão, para que possa trazer subsídios para os trabalhos da mesma;
V – Elaborar e/ou acompanhar projetos referentes à sua Comissão, conforme a demanda;
VI – Comparecer regularmente às reuniões, conforme disposto no Art. 8° desta Resolução.”
O que é necessário para integrar uma comissão?
Além das condições já citadas para a nomeação de pessoas colaboradoras, é importante que a pessoa psicóloga tenha algum acúmulo e interesse na área de atuação da comissão, considerando que o trabalho das Comissões Temáticas visa a uma discussão técnica e específica sobre temas da Psicologia.
Para profissionais da Psicologia que têm interesse em colaborar com as atividades das comissões, mas entendem que seus conhecimentos técnicos em determinada área ainda precisam ser aprimorados, sugerimos a participação na Comissão de Profissionais de Início de Carreira, que integra pessoas psicólogas recém-formadas, transferidas de outros estados ou que estiveram com o registro cancelado e estão reativando a inscrição.
Estudantes podem participar das comissões?
O CRP-PR entende que a pessoa estudante de Psicologia é uma psicóloga em formação. Buscando a aproximação da pessoa estudante com o Conselho de Classe, criamos a Comissão de Estudantes. A comissão reúne pessoas acadêmicas de diversas universidades, proporcionando um ambiente de trocas entre estudantes e, também, organizando ações em defesa da Psicologia como ciência e profissão.
Clique aqui para verificar as Comissões de Estudantes constituídas.
Ainda restam dúvidas sobre a participação nas Comissões Temáticas?
Acesse a Resolução CRP-08 nº 03/2016, que Estabelece critérios para a criação de Comissões Especiais (Temáticas), nomeação de pessoas colaboradoras e descreve suas atribuições junto ao CRP-PR.
Entre em contato conosco: vanelise.antoniassi@crppr.org.br ou (41) 3500-7996.