Caderno de Deliberações
12º Congresso Regional da Psicologia do Paraná - Caderno de Deliberações

Em breve, compartilharemos o Caderno de Deliberações do Congresso Regional da Psicologia (COREPSI) Paraná, etapa fundamental do 12º Congresso Nacional da Psicologia (CNP).
Neste ciclo, com o tema “Psicologia e Democracia: a pluriversalidade do nosso fazer. Por uma Psicologia pluriversa e inclusiva!”, profissionais e estudantes da Psicologia de diversas regiões do Paraná participaram ativamente do processo democrático que define as diretrizes políticas da profissão para os próximos anos.
Durante o COREPSI, realizado nos dias 21 a 23 de março de 2025, foram aprovadas 119 propostas regionais e 30 propostas nacionais, com temas centrais como:
🟣 Direitos humanos e diversidade
🟣 Saúde, SUS e SUAS
🟣 Povos originários e comunidades tradicionais
🟣 Inteligência artificial, decolonialidade e Código de Ética
🟣 Condições de trabalho, concursos e articulação com o MEC
🟣 Áreas de atuação como Psicoterapia, Psicologia Escolar, do Esporte e Ambiental
Essas deliberações foram construídas coletivamente e irão orientar o planejamento estratégico da próxima gestão do CRP-PR, além de serem levadas para o 12º CNP, que acontecerá em julho de 2025, em Brasília.
11º Congresso Regional da Psicologia do Paraná - Caderno de Deliberações

Em comemoração aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, o CRP-PR realizou o 11º COREP. O evento reuniu profissionais da psicologia e estudantes de todo o estado para debater e construir coletivamente propostas para o Sistema Conselhos.
Entre outubro de 2021 e janeiro de 2022, 11 Pré-COREPs online reuniram mais de 150 participantes e geraram 213 propostas. Em abril de 2022, 66 delegadas e delegados aprovaram 155 propostas no 11º COREP, das quais 30 foram encaminhadas ao 11º CNP.
Com orgulho, apresentamos os resultados do Congresso, que orientarão as ações do XV Plenário do CRP-PR (2022-2025), reafirmando o compromisso ético, político e social da Psicologia.
📥 Acesse aqui o material completo (PDF):
10º Congresso Regional da Psicologia do Paraná - Caderno de Deliberações

A Psicologia é uma das poucas profissões que promove, a cada três anos, um processo democrático nacional de construção coletiva. Esse processo acontece por meio do Congresso Nacional da Psicologia (CNP), com etapas regionais nos COREPs e suas atividades preparatórias.
Mais uma vez, as psicólogas e psicólogos do Paraná participaram ativamente, contribuindo com opiniões e propostas para os Conselhos Federal e Regional de Psicologia.
Entre outubro de 2018 e abril de 2019, 19 Pré-COREPs foram realizados em 17 cidades do Paraná, com a participação de 300 profissionais, mais de 30 estudantes e mais de 420 propostas apresentadas.
Nos dias 06 e 07 de abril de 2019, aconteceu o 10º COREP, em Curitiba, com 112 delegadas e delegados eleitos, que analisaram 334 propostas em grupos de trabalho e na Plenária Final.
Com satisfação, a Comissão Organizadora do 10º COREP apresenta as propostas aprovadas, que servirão de diretrizes para a próxima gestão do CRP-PR.
📥 Acesse aqui o material completo (PDF):
09º Congresso Regional da Psicologia do Paraná - Caderno de Deliberações

A profissão de Psicologia foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 4.119, sancionada em 27 de agosto de 1962, sendo o país pioneiro na regulamentação nacional da área. Posteriormente, a Lei nº 5.766/71 criou o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que passou a instalar os Conselhos Regionais. O CRP-08, com jurisdição no Paraná, foi criado em 1979, com 495 profissionais.
Os Conselhos de Psicologia foram instituídos como autarquias públicas com o objetivo de orientar, fiscalizar e zelar pela ética da profissão. Até o final da década de 1970, a participação da categoria nas decisões dos Conselhos era limitada.
A democratização do Sistema Conselhos começou com o I CONUP, em 1989, que impulsionou a criação dos Congressos Regionais e do Congresso Nacional da Psicologia (CNP) — espaços participativos em que a categoria define as diretrizes para a atuação dos Conselhos.
Desde então, a cada três anos, o Sistema Conselhos se renova por meio de processos eleitorais e congressos, sendo o CNP a instância máxima de deliberação, com impacto direto nas ações dos Conselhos Regionais e Federal.
📥 Acesse aqui o material completo (PDF):