A Comissão de Estudantes de Londrina promoverá no próximo sábado, 17 de maio, das 14h30 às 16h na sede do CRP-PR de Londrina, a reunião temática “Psicologia e povos indígenas: desafios e resistências”. Este evento cria um espaço de diálogo horizontal entre estudantes, profissionais e representantes indígenas, promovendo a visibilidade das resistências e das formas próprias de cuidado produzidas pelas comunidades originárias. A atividade também tem o objetivo de denunciar os processos de exclusão, racismo e violência institucional.
A realização da roda de conversa com este tema parte da necessidade urgente de ampliar os espaços de escuta, reflexão crítica e formação ético-política sobre as relações entre a Psicologia e os povos indígenas no Brasil. Apesar dos avanços nas diretrizes curriculares e nas políticas públicas, a atuação da Psicologia ainda enfrenta importantes desafios no que diz respeito à valorização dos saberes originários, ao respeito à diversidade étnico-cultural e à superação das práticas colonizadoras que historicamente marcaram o campo da saúde mental.
As pessoas facilitadoras da roda de conversa serão os(as) psicólogos(as) indígenas Fabio Henrique Arevalo (CRP-08/15617) e Ana Lucia Ortiz Martins (CRP-08/45516), com mediação realizada pela psicóloga Sissi Araújo Vigano (CRP-08/39169).
Podem se inscrever profissionais de Psicologia, estudantes e público em geral, mas as vagas são limitadas.
Serviço
Psicologia e povos indígenas: desafios e resistências
Data: 17 de maio de 2025
Horário: 14h30 às 16h
Local: Sala da Sede do CRP-PR de Londrina
Endereço: Rua Sen. Souza Naves, 626, Loja 07, Centro, Londrina-PR
Inscrições no formulário abaixo
Desculpe! Este formulário não existe mais.