Como a(o) profissional de Psicologia pode contribuir no contexto do trânsito? Esse é o tema do minicurso ofertado pela Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), durante o XVI Encontro Paranaense de Psicologia (XVI EPP) e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (II CIPTF), intitulado “Psicóloga(o) no Trânsito como agente de transformação social”. Na condução estarão Hugo Nascimento Rezende (CRP-08/08806), coordenador da Comissão, e as colaboradoras Alessandra Sant’Anna Bianchi (CRP-08/19311) e Sandra Cristina Batista Martins (CRP-08/12213).
Entre os dias 22 e 25 de agosto, em Foz do Iguaçu, as(os) participantes do curso poderão conhecer melhor a atuação das(os) Psicólogas(os) do Trânsito. Hugo Rezende conta que será apresentado um panorama sobre o que é a Psicologia no contexto do trânsito e o seu processo histórico até hoje. O minicurso também abordará questões práticas da área com relatos de experiências.
Hugo explica que o trabalho dessas(es) profissionais vai muito além da avaliação psicológica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e tem importante participação na educação para o trânsito, na fiscalização e na conformação de ações junto aos agentes de segurança do trânsito.
A relevância da discussão se acentua com o dado de que o Brasil é o quinto país no mundo que mais mata no trânsito, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Hugo comenta que, a partir desse tipo de dado, como óbitos e feridos no trânsito, a(o) Psicóloga(o) pode estudar os tipos de ações para diminuir os problemas e ter um papel significativo em relação ao trânsito.
Depois de compreender os dados e índices de acidentes de trânsito e as possibilidades de atuação da Psicologia na área, a Psicóloga Sandra falará sobre a sua experiência com a avaliação psicológica nesse contexto. Ela trará uma parte teórica e reflexões próprias para repensar o fazer da avaliação no contexto do trânsito, com uma postura crítica sobre o que está sendo realizado e os impactos desse trabalho para diminuir as tragédias viárias. O objetivo é proporcionar condições e a compreensão do planejamento, da execução e da tomada de decisão final da avaliação psicológica.
Sandra também participará do minicurso “Condutor infrator e personalidade: um estudo de caso”, da Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego (ABRAPSIT-Núcleo Paraná), que também contará com as Psicólogas Carine Côas (CRP-08/10833), Vanessa Brandelero (CRP-08/16760) e Márcia Saar (CRP-08/19560).
Mesas-redondas
A temática da Psicologia do Trânsito estará presente em duas mesas-redondas:
23/08 | 16h às 18h | “Mobilidade Humana e Trânsito”, apresentada por Hugo Nascimento Rezende (CRP-08/08806), Rogério de Oliveira Silva (CRP-04/14209) e Eduardo Jasson Loureiro Muniz Moita (CRP-21/00003). Mediação de Sandra Cristina Batista Martind (CRP-08/12213).
24/08 | 16h às 18h | “Mitos e verdades sobre a Psicologia do Trânsito”, apresentada por Sandra Cristina Batista Martind (CRP-08/12213), Lelia Monteiro de Mello (CRP-08/11915) e Vanessa Jacqueline Monti Chavez (CRP-08/19849). Mediação de Hugo Nascimento Rezende (CRP-08/08806).
Serviço
XVI Encontro Paranaense de Psicologia (EPP) e o II Congresso Internacional de Psicologia da Tríplice Fronteira (CIPTF)
Quando: 22 a 25 de agosto
Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center (Av. Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu)
Para mais informações sobre a programação dos eventos, acesse o site www.epp.crppr.org.br
Veja também
XVI EPP e II CIPTF | Minicurso teórico-vivencial trabalhará a arte em terapia
XVI EPP e II CIPTF | Análise de contos de fada na Psicologia Analítica será tema de minicurso
XVI EPP e II CIPTF | Associação Paranaense de Psicodrama realizará atividades no evento
XVI EPP e II CIPTF | Várias etapas do desenvolvimento humano serão trabalhadas em atividades
XVI EPP e II CIPTF | Psicologia Ambiental será tema de atividades no evento