![](https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2022/09/Post-posse-XV-Plenario-Twitter-1024x579.png)
Na noite da última sexta-feira (23/09), o XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, responsável pela gestão da autarquia durante o próximo triênio (2022-2025), tomou posse. A solenidade aconteceu na sede do CRP-PR, em Curitiba, e contou com a participação de Psicólogas(os/es), além de entidades parceiras da Psicologia e funcionárias(os/es) da autarquia.
Eleita em agosto deste ano, a nova composição do Plenário integrada por 30 profissionais da Psicologia foi recebida pelas(os/es) representantes do XIV Plenário do CRP-PR e do Conselho Federal de Psicologia, e anunciada pela presidente da Comissão Regional Eleitoral (CRE), Suzete Ferreira dos Santos (CRP-08/14505).
A então presidente do XIV Plenário, Renata Campos Mendonça (CRP-08/09371), discursou durante a cerimônia sobre a necessidade em relembrar que “O Conselho não serve apenas às(aos/es) conselheiras(os/es), mas sim à sociedade”, no papel como autarquia que regulamenta a Psicologia no Estado. As falas dispostas pelas(os) membras(os) do XIV pleno continuaram com memórias sobre as dificuldades enfrentadas pela gestão “Diálogo em defesa da Psicologia” durante a pandemia com as perdas de conhecidos, familiares e amigos, além dos tempos atribulados que foram enfrentados nos últimos dois anos.
![](https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2022/09/IMG_4704-768x512.jpg)
Já o XV plenário, agora empossado, ressaltou a representatividade de uma diretoria totalmente composta por mulheres, pela segunda vez consecutiva. A diretoria da atual gestão conta ainda com integrantes pretas e oriundas do interior do Paraná, e reforçou os compromissos com uma Psicologia antimanicomial, antirracista, anticapacitista e que acolhe a diversidade sexual e de gênero, bem como a inclusão social e as diversas áreas de atuação da Psicologia.
No seu primeiro discurso, a Psicóloga Griziele Martins Feitosa (CRP-08/09153), presidenta do CRP-PR, recitou versos do poema “É preciso agir”, de Bertolt Brecht, para lembrar que a luta da Psicologia é contra toda forma de iniquidade. “Convidamos toda a categoria para estar conosco no desenvolvimento da Psicologia Paranaense, articulada e transformadora”, disse a Psicóloga. “Entendemos que o nosso compromisso sociopolítico é com a ciência psicológica e com profissionais da Psicologia que atuam nas mais diversas áreas da nossa profissão, porque, como Brecht bem apresenta, é preciso agir”, concluiu Griziele.
No último sábado (24/09), logo após a posse da nova gestão, foi realizada a primeira plenária com as(os/es) conselheiras(os/es) eleitas(os/es). Para conhecer a composição atual do CRP-PR, acesse o link.