A Mestre em Psicologia Hospitalar, Therezina Maria de Biaggi (CRP-06/15543), psicóloga do Hospital da Luz de São Paulo fez, agora há pouco, a primeira conferência do X Fórum de Psicologia Hospitalar. Ela falou sobre “A interconsulta como fator de proteção ao paciente e seus familiares: o Psicólogo como mediador”.
Therezina defendeu que o psicólogo hospitalar precisa contextualizar a experiência humana no adoecer e enfatizou que, dentro do hospital o paciente passa por várias fases do adoecimento.
Nesse sentido, segundo a conferencista, alguns aspectos devem ser observados, entre eles: “a realidade pessoal e a experiência emocional do paciente internado, pois elas darão as diretrizes ao trabalho do psicólogo; a amplitude e a qualidade das nossas experiências pessoais são inseparáveis das nossas tentativas de conhecermos ao outro; o encontro paciente, família e psicólogo pode levar à direção do envolvimento e do desenvolvimento do processo psicológico que ambos vão vivenciar”.
A psicóloga ponderou que o questionamento do profissional que atua no ambiente hospitalar deve ser o de “como trabalhar as emoções que permeiam o adoecimento”?
Therezina de Biaggi também afirmou que o ambiente hospitalar também proporciona uma experiência orgânica para o profissional de psicologia, pois nele “há cheiro e finitude, mas há também emoções” e isso, segundo ela “é muito gratificante”!

Psic. Therezina Maria de Biaggi durante a conferência, hoje (06/11) pela manhã.