Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) disponibiliza a quinta edição da Revista CadernoS de PsicologiaS, com o tema Vozes Negras da Psicologia.
A Comissão Étnico-Racial do CRP-PR celebrou o lançamento de um material escrito exclusivamente por pessoas negras como mais um passo em direção à valorização da pluralidade dentro da própria Psicologia.
No editorial da edição, a coordenadora do conselho editorial e conselheira do XV Plenário, psicóloga Pamela Salles da Silva (CRP-08/20935), traz a importância da intelecpluralidade, conceito definido pela Dra. Bárbara Carine como uma categoria decolonial pautada “na ruptura com o modelo único de intelectualidade imposto pela óptica brancocêntrica ocidental que prevê uma ritualística epistêmica e performática para a constituição do/da intelectual”.
Leia, abaixo, um trecho do texto editorial:
“Assim, nossa revista tornou-se espiral do tempo em que as pessoas negras, estudantes, professores, profissionais das políticas públicas, dos atendimentos clínicos, entre outros campos da Psicologia, grafaram em tinta suas observações, inquietação, experiências e demais estilhaços, musicalizando a palavra, gingando e dançando a sabedoria e os afetos, nessa grande roda que abrimos juntos.
Nessa mirada nos colocamos também a romper com formas monoculturais e, tal com Anense lança a cabaça com todo o conhecimento que ao estilhaçar-se espalha as sabedorias pelo mundo, agregamos a intelecpluralidade também no convite às pessoas profissionais de Psicologia do Paraná, para que se expressem por meio de outras formas, tornando o eixo Estilhaços passível de receber produções de conhecimento mais próximas da arte.”
Leia os textos da revista CadernoS de PsicologiaS, nas categorias Inquietações Teóricas, Relatos de Experiência, Estilhaços e Cadernos Temáticos, no botão abaixo.