Notícia

Visibilidade Trans: vídeo com orientações sobre atendimento, livro sobre violências a pessoas LBT e Revista Contato

A Nota Técnica CRP-PR nº 002/2018 é um importante documento de orientação para Psicólogas(os) que atendem pessoas travestis e transexuais. Agora, as(os) profissionais contam com uma forma rápida e fácil de acessar estas informações: um vídeo lançado pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) neste 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, compila as principais orientações contidas na Nota Técnica, de forma a levar este conteúdo também à sociedade em geral.

 

As imagens e a narração mostram que a transexualidade e a travestilidade não são doenças e, portanto, não há “tratamentos” possíveis. As Psicólogas e os Psicólogos, ao contrário, devem acolher e respeitar as necessidades destas pessoas, como em qualquer outro atendimento. Além disso, o vídeo mostra que as violências e a exclusão social frequentemente podem levar esta população a quadros de ansiedade, depressão e suicídio. 

Tentativas de Aniquilamento

Da esquerda para a direita: Marcel Cesar Julião Pereira (CRP-08/20665), Karollyne Nascimento, Marina de Pol Poniwas (CRP-08/13821), Marise Felix da Silva e Toni Reis

Na sexta-feira (24 de janeiro), o CRP-PR promoveu em sua Sede Curitiba o lançamento regional do livro “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”, obra que reúne depoimentos anônimos de pessoas ao redor do país mostrando as violências perpetradas por familiares, profissionais e sociedade contra as diversidades de gêneros e sexualidades.

O lançamento contou com falas da Psicóloga Marina de Pol Poniwas (CRP-08/13821), atual conselheira do Conselho Federal de Psicologia que compôs a Comissão de Direitos Humanos à época da elaboração do livro, e também de ativistas LGBTIs. O Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI e diretor executivo do Grupo Dignidade, Toni Reis, a coordenadora do Transgrupo Marcela Prado, Karollyne Nascimento, e a coordenadora do grupo Mães pela Diversidade, Marise Felix da Silva, contaram suas próprias experiências ao público, exaltando a importância do evento. As falas foram mediadas pelo coordenador da Comissão de Direitos Humanos do CRP-PR, Psicólogo Marcel Cesar Julião Pereira (CRP-08/20665).

A gravação do evento (com intérprete em Libras) está disponível no botão abaixo.

Revista Contato

A edição Janeiro/Fevereiro da Revista Contato, que será lançada em breve, contará com uma reportagem especial sobre a Visibilidade Trans. No texto, a Psicóloga Hayana Ramos de Matos Siqueira (CRP-08/22145) e a coordenadora geral da Ong Acolher, Márcia Ferreira Leite Vilela, falam sobre a alta taxa de assassinatos da população trans (sendo a expectativa de vida de mulheres trans de apenas 35 anos), o papel da Psicologia e as boas práticas a serem adotadas por todas as pessoas em prol do respeito e dignidade de travestis e transexuais.

Rolar para cima