Notícia

Vacinação: Informações para Psicólogas(os) de Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e São José dos Pinhais

As prefeituras de Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e São José dos Pinhais iniciam processos de cadastramento de profissionais de saúde para vacinação, sem a participação do Conselho na coleta e envio de dados. Confira os critérios e procedimentos de cada município:

FOZ DO IGUAÇU

As(Os) Responsáveis Técnicas(os) de clínicas, farmácias, laboratórios e serviços ambulatoriais e hospitalares da rede privada com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) devem preencher relação de dados de trabalhadoras(es) da saúde e enviá-lo para o e-mail imunizafoz@gmail.com. O retorno por parte da Prefeitura se dará por meio deste e-mail. O modelo de documento da Secretaria Municipal de Saúde, com termo de compromisso e mais informações, está disponível no link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47358

Atenção: A Prefeitura de Foz do Iguaçu define como trabalhadoras(es) de saúde “todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância a saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, entre outros. Os locais de trabalho são de natureza diversa, desde onde se realiza a assistência direta ao usuário acamado, até ambientes cujas atividades desenvolvidas são, exclusivamente, administrativas”.

Não está previsto envio de dados por profissionais autônomas(os), nem de estabelecimentos que não tenham registro no CNES.

LONDRINA

A Prefeitura de Londrina abriu um “cadastro prévio” para que profissionais de saúde informem seus dados diretamente para a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo site da Prefeitura, deverão preencher o cadastro trabalhadoras(es) “que atuam em clínicas e laboratórios particulares, e os autônomos, como psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, entre outros”.

A população em geral com mais de 60 anos também deverá preencher o mesmo cadastro.

Atenção: A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina informa que analisará “todas as informações fornecidas, cruzando com seu banco de dados, para confirmar ou não a validação. Ao finalizar o cadastro, o sistema irá gerar um comprovante de inscrição contendo um QR Code, que também deverá ser apresentado no dia da vacinação”. A data de vacinação ainda não está prevista, dependendo da disponibilidade de doses: “quando houver uma nova agenda de vacinação definida, os cadastrados receberão mensagem de texto por celular, alertando para que acessem o portal da Prefeitura para escolher a data, horário e local de vacinação”.

As informações da Prefeitura na íntegra, assim como o link para o cadastro, estão disponíveis em: https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=90571

MARINGÁ

A Prefeitura de Maringá informa que chegou ao subgrupo 9, da primeira fase, de seu Plano de Vacinação, na qual deverão ser contempladas(os) profissionais de saúde com 70 anos ou mais que atuam em serviços extra-hospitalares. São tais serviços: serviços ambulatoriais e hospitalares, farmácias, sistema funerário, cuidadoras(es) domiciliares, doulas e trabalhadoras(es) de áreas administrativas, gerência e gestão da saúde”.

Segundo notícia da Diretoria de Comunicação da Prefeitura, estas(es) profissionais que receberão a vacina deverão comparecer à Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e precisam levar documento pessoal com foto e carteira do Conselho de Classe (CRM, CRO, COREN, CREFITO, CRF, entre outros – incluindo o CRP).

Profissionais que atuam nos serviços acima indicados de outras faixas etárias serão chamadas(os) em seguida, conforme disponibilidade de vacinas a serem entregues pelos governos federal e estadual.

Atenção: não está prevista ainda vacinação para Psicólogas(os) que atuam em outros serviços.

Ainda, o município relata que “já foram vacinados os profissionais que aplicam a vacina contra o coronavírus, trabalhadores e idosos de instituições de longa permanência trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, Samu, Siate), clínicas de diálise e serviços de oncologia, trabalhadores de centro de atendimento à Covid-19, trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS), de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), trabalhadores de coleta laboratorial e que fazem testes/exames para a Covid-19, trabalhadores dos demais serviços de Urgência e Emergência, que não são referência para coronavírus e de hemocentros, trabalhadores que atuam na vigilância em saúde que desenvolvem atividades relacionadas ao coronavírus”.

Mais informações em: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=e7fa31de8f55e7&id=37030

PARANAGUÁ

 

A Prefeitura de Paranaguá iniciou cadastro para que “profissionais de saúde atuantes em instituições e clínicas particulares, maiores de 18 anos” recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os dados devem ser preenchidos pela(o) própria(o) profissional, que se responsabilizará pelas informações prestadas.

O cadastro vai até o dia 15/02. A Secretaria Municipal de Saúde enviará um comunicado sobre a data e local de vacinação por e-mail – o que ocorrerá gradativamente, conforme disponibilidade de doses.

Após o recebimento da confirmação por e-mail, a(o) profissional deve se dirigir ao espaço portando o comprovante da sua inscrição ativa no Conselho de Classe e documento original com foto.

Mais informações e formulário para cadastro em: https://www.paranagua.pr.gov.br/noticias/noticia204.html

 

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

A Prefeitura de São José dos Pinhais pede trabalhadoras(es) da saúde realizem pré-cadastro para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Estão disponíveis dois formulários até às 8h do dia 10/02.

O primeiro é para empresas que constam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, que deverão informar os dados de suas(seus) funcionárias(os): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLbD6Wmni-FarhpsUxPUnoykCW67xJvYSM_sqh8LuHIWnC1A/viewform

O segundo é para trabalhadoras(es) de saúde autônomas(os), tal como Psicólogas(os), com registro ativo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdertFyWLKGgSjyezCvk3zGJcdfPZse12qvHx07hBXhkGwCLQ/viewform

Desta forma, profissionais que não são autônomas(os), mas cujas empregadoras não possuem registro no CNES, não estão contemplados neste pré-cadastro.

A Prefeitura prevê novo cadastramento para pessoas com 60 anos ou mais, independente da área de atuação ou vínculo profissional, a partir do dia 10/02.

Segundo informe da Prefeitura: “o agendamento está condicionado a disponibilidade de doses fornecidas pelo Governo do Estado e será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que informará os cadastrados sobre data e horário de agendamento por SMS, ligação telefônica e/ou e-mail”.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CK6wCCwrf0x/

Questões frequentes

Por que apenas estes grupos estão sendo chamados ou cadastrados neste momento? E as(os) profissionais de outros municípios?

Os critérios e procedimentos para vacinação são de competência das autoridades em saúde municipais, amparadas nos parâmetros dos governos estadual e federal.

Diante da escassez de doses, a maior parte dos municípios tem programado vacinação prioritariamente a profissionais diretamente envolvidas(os) no tratamento à Covid-19 – por exemplo, hospitais de referência, serviços de internação e transporte de pessoas doentes, que são identificadas(os) por suas(seus) empregadoras(es). Ainda, há aqueles municípios que ampliam a vacinação em primeira fase para profissionais autônomas(os) da saúde, ou de serviços específicos nesta área. Entre estes, alguns têm previsto o apoio dos Conselhos de classe para cadastramento e envio de dados das(os) profissionais, e outros optam por cadastros próprios ou utilização de outras bases de dados.

O CRP-PR tem se esmerado em reunir informações sobre os planos municipais disponíveis, fazer interlocuções com as Prefeituras e comunicar a categoria quanto aos critérios e procedimentos em cada município que demandam algum tipo de ação das(os) Psicólogas(os). Ainda, como autarquia pública, temos atendido com máxima celeridade as requisições das Secretarias Municipais, responsáveis pelas estratégias locais de imunização.

Por que o Conselho não garante vacina para todas(os) as Psicólogas(os) do Paraná?

Nenhum Conselho ou órgão profissional tem como prerrogativa a definição de critérios de prioridade para vacinação – essa atribuição compete ao Poder Público, às autoridades de Saúde, nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

O Sistema Conselhos de Psicologia compreende que a vacina é extremamente necessária para preservação da vida de toda população, ainda mais porque não temos garantidas pelo Estado as condições para o distanciamento social – que poderia (e ainda pode) salvar muitas pessoas da contaminação e complicações decorrentes da Covid-19.

Sendo assim, e considerando que muitas pessoas não poderão ser vacinadas (menores de 18 anos e pessoas com condições de saúde que não permitam a vacinação), as condições de biossegurança só poderão ser alcançadas se houver doses suficientes para todas(os).

Nesse sentido, é fundamental reivindicarmos o investimento público para que a vacina esteja de fato disponível, o mais breve possível, para toda a população. Assim, fica evidente a necessidade do investimento permanente em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação – que se dão majoritariamente em instituições públicas. Contudo, neste momento emergencial, também é flagrante a necessidade de esforços efetivos para importação de vacinas e insumos.

Enquanto não há vacina para todas(os), é nosso compromisso ético, pensando na saúde coletiva, reivindicar a prioridade para grupos com maiores riscos de contaminação e disseminação do vírus e de complicações decorrentes da doença – seja por condições de saúde, deficiências, faixa etária, situação laboral, e mesmo as desigualdades de acesso à moradia, trabalho protegido e serviços de saúde.

Tenho dúvidas sobre vacinação, como proceder?

Para informações sobre vacinação, acesse os canais de comunicação da Prefeitura e Secretaria de Saúde de seu município.

No caso de dúvidas relativas à atuação do CRP-PR, acesse https://crppr.org.br/central-de-informacoes-vacinacao/  ou envie e-mail para vacinacaocovid19@crppr.org.br informando seu município, e assim que possível daremos retorno. Não esqueça de conferir se a resposta não foi direcionada para a Caixa de Spam.