Notícia

Informações sobre a vacinação de Psicólogas(os) de Curitiba

O CRP-PR esteve hoje (07/05), no final da manhã, em reunião presencial na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para enfatizar a importância da vacinação de Psicólogas(os) e a necessidade de aceleração deste processo, dentro das condições que sejam possíveis.

Um grupo de 492 profissionais Psicólogas(os) com CNES foi chamado para vacinação hoje. Temos a informação que nos próximos dias mais profissionais deverão ser convocadas(os) para a vacinação, de acordo com os critérios estabelecidos pela Prefeitura.

Veja a seguir as informações disponíveis sobre esse processo:

Como posso saber se meu nome está entre as(os) 492 profissionais convocadas(os)?

Clique aqui para verificar a lista das(os) profissionais convocadas(os).

Por que a convocação foi divulgada pelo CRP-PR com tão pouco tempo para chegar ao local de vacinação?

A convocação é de responsabilidade e critérios exclusivos da Prefeitura Municipal. O município enfrentou problemas com o aplicativo Saúde Já e pediu a colaboração dos Conselhos Profissionais para realizar o máximo esforço para que a informação chegasse à categoria. O CRP-PR recebeu a listagem no início da tarde, fez a busca de dados dentro do banco de dados da instituição para realizar o contato com as(os) profissionais convocadas(os) e divulgou o mais rápido que foi possível dentro das limitações técnicas.

Não consegui ver a informação a tempo para me vacinar. O que eu faço?

Após solicitação do CRP-PR e informação da Secretaria Municipal de Saúde, as(os) profissionais que constam na lista convocada pela Prefeitura de Curitiba que não puderam se vacinar hoje (07/05), podem comparecer amanhã (08/05). Para tanto, devem se dirigir à Rua Augusto de Mari, 2150, das 8h às 17h, portando carteira profissional e comprovante de residência. Para aquelas(es) que não tiverem o cadastro no aplicativo Saúde Já, o município pede que realizem antes de chegar ao local de vacinação.

Não temos mais informações acerca de como ficará o processo de vacinação de pessoas convocadas que não possam comparecer amanhã. Para essa e demais dúvidas, entre em contato com a SMS pelo telefone 3350-9000.

Não estou na lista de convocadas(os). Quando serei chamada(o) para a vacinação?

A informação dada pela Prefeitura de Curitiba é que a convocação da categoria se dará de forma escalonada nos próximos dias, de acordo com critérios estabelecidos pelo município e com as doses de imunizantes disponíveis. Por isso:

– realize seu cadastro no aplicativo Saúde Já;

– se você já tem o cadastro, lembre-se de verificar o aplicativo de forma mais constante;

– fique atenta(o) ao site do CRP-PR e seu e-mail, estaremos colaborando com a Prefeitura na divulgação das informações.

Por que a imunização da categoria não está sendo realizada de uma única vez?

A Prefeitura de Curitiba informa que não há doses disponíveis para imunizar todas as(os) trabalhadoras(es) da Saúde de forma imediata. Os critérios estabelecidos pelo município levam em consideração o nível de exposição das(os) trabalhadoras(es) ao vírus, locais de atuação, idade, cadastro CNES, entre outros, sobre os quais o CRP-PR não tem qualquer gerência. Desta forma, a imunização está sendo escalonada.

O que o CRP-PR tem feito nesse contexto?

O CRP-PR enviou os dados de todas(os) profissionais de Psicologia com registro ativo para a Prefeitura de Curitiba em Janeiro de 2021 e tem realizado atualizações constantes destas informações. 

Além disto, temos respondido com presteza e celeridade todas as demandas das Prefeituras municipais. Temos atuado de forma a reforçar a importância da categoria profissional para o contexto da saúde e dessa atuação no contexto da pandemia.

Atuamos em conjunto com o Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde (FCRAS) pela ampliação da vacinação de profissionais de saúde, ainda que paralelamente a outros grupos prioritários.

Realizamos aproximações com as secretarias municipais de Saúde para incidência acerca da importância da categoria.

Temos atuado para que as informações que estão disponíveis cheguem de forma rápida e transparente, cobrando dados sobre os critérios utilizados na priorização e transmitindo às(aos) profissionais.

Continuaremos cooperando de todas as formas possíveis para que a vacinação se amplie o mais rápido possível para Psicólogas(os) e para toda a sociedade.