Notícia

Vacinação: CRP-PR envia dados para as Prefeituras Araucária, Campo Largo, Cascavel, Guarapuava e Umuarama

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná informa que enviou, na última semana, dados de Psicólogas(os) para as Prefeituras de Araucária, Campo Largo, Cascavel, Guarapuava e Umuarama, conforme critérios e solicitações de cada município:

ARAUCÁRIA

Conforme solicitação da Prefeitura, foram enviadas pelo Conselho informações de Psicólogas(os) autônomas(os) da área da saúde residentes ou que atuam presencialmente em Araucária e que preencheram o formulário do CRP-PR até o dia 02/02.

O formulário permanece em aberto no link a seguir, caso a Prefeitura aceite nova remessa de dados referentes a esse grupo específico: https://crppr.org.br/vacinacao-araucaria/

CAMPO LARGO

Em atenção à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo, o CRP-PR enviou informações de todas(os) as Psicólogas(os) com registro ativo residentes no município. Contudo, a Prefeitura informa que, neste momento, utilizará os dados para conferência de regularidade das(os) profissionais que atuam em hospitais e outros serviços de referência para o tratamento da Covid-19 e, posteriormente, mediante disponibilidade de doses, convocará as(os) demais Psicólogas(os). Ainda, solicitam que as(os) trabalhadoras(es) permaneçam atentas aos canais de comunicação da Prefeitura, como site e redes sociais.

CASCAVEL

O CRP-PR enviou para a Secretaria Municipal de Saúde os dados das(os) Psicólogas(os) autônomas(os) da área da saúde residentes em Cascavel que preencheram o formulário do Conselho até 01/02.

Contudo, após o envio destas informações, a Prefeitura solicitou a lista completa de todas(os) as(os) demais Psicólogas(os) com registro ativo do município – e o CRP-PR a enviou prontamente. Deste modo, a autoridade municipal de saúde procederá a análise de viabilidade e divulgará a disponibilidade de novas fases da vacinação por meio de seus canais de comunicação.

Mais informações sobre o processo de cadastramento promovido pelo CRP-PR em: https://crppr.org.br/vacinacao-cascavel/

GUARAPUAVA

Em atenção ao Plano Municipal de Vacinação da Covid-19 – Guarapuava Imunizada, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) disponibilizou um formulário para Psicólogas(os) autônomas(os) que atuam em serviços de saúde da rede privada residentes neste município. Os dados preenchidos até o dia 02/02 já foram enviados à Secretaria Municipal de Saúde.

O formulário permanece em aberto no link a seguir, caso a Prefeitura aceite nova remessa de dados referentes a este grupo específico: https://crppr.org.br/vacinacao-guarapuava/

UMUARAMA

Atendendo à solicitação da Prefeitura de Umuarama, o CRP-PR enviou informações de todas(os) as Psicólogas(os) com registro ativo residentes no município. Com base nestes dados, as autoridades de saúde locais identificarão os públicos prioritários e divulgarão as datas e procedimentos para vacinação conforme disponibilidade de doses. Fiquem atentas(os) aos canais de comunicação da Prefeitura.

Questões frequentes

Por que apenas estes grupos estão sendo chamados ou cadastrados neste momento? E as(os) profissionais de outros municípios?

Os critérios e procedimentos para vacinação são de competência das autoridades em saúde municipais, amparadas nos parâmetros dos governos estadual e federal.

Diante da escassez de doses, a maior parte dos municípios tem programado vacinação prioritariamente a profissionais diretamente envolvidas(os) no tratamento à Covid-19 – por exemplo, hospitais de referência, serviços de internação e transporte de pessoas doentes, que são identificadas(os) por suas(seus) empregadoras(es). Ainda, há aqueles municípios que ampliam a vacinação em primeira fase para profissionais autônomas(os) da saúde, ou de serviços específicos nesta área. Entre estes, alguns têm previsto o apoio dos Conselhos de classe para cadastramento e envio de dados das(os) profissionais, e outros optam por cadastros próprios ou utilização de outras bases de dados.

O CRP-PR tem se esmerado em reunir informações sobre os planos municipais disponíveis, fazer interlocuções com as Prefeituras e comunicar a categoria quanto aos critérios e procedimentos em cada município que demandam algum tipo de ação das(os) Psicólogas(os). Ainda, como autarquia pública, temos atendido com máxima celeridade as requisições das Secretarias Municipais, responsáveis pelas estratégias locais de imunização.

Por que o Conselho não garante vacina para todas(os) as Psicólogas(os) do Paraná?

Nenhum Conselho ou órgão profissional tem como prerrogativa a definição de critérios de prioridade para vacinação – essa atribuição compete ao Poder Público, às autoridades de Saúde, nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

O Sistema Conselhos de Psicologia compreende que a vacina é extremamente necessária para preservação da vida de toda população, ainda mais porque não temos garantidas pelo Estado as condições para o distanciamento social – que poderia (e ainda pode) salvar muitas pessoas da contaminação e complicações decorrentes da Covid-19.

Sendo assim, e considerando que muitas pessoas não poderão ser vacinadas (menores de 18 anos e pessoas com condições de saúde que não permitam a vacinação), as condições de biossegurança só poderão ser alcançadas se houver doses suficientes para todas(os).

Nesse sentido, é fundamental reivindicarmos o investimento público para que a vacina esteja de fato disponível, o mais breve possível, para toda a população. Assim, fica evidente a necessidade do investimento permanente em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação – que se dão majoritariamente em instituições públicas. Contudo, neste momento emergencial, também é flagrante a necessidade de esforços efetivos para importação de vacinas e insumos.

Enquanto não há vacina para todas(os), é nosso compromisso ético, pensando na saúde coletiva, reivindicar a prioridade para grupos com maiores riscos de contaminação e disseminação do vírus e de complicações decorrentes da doença – seja por condições de saúde, deficiências, faixa etária, situação laboral, e mesmo as desigualdades de acesso à moradia, trabalho protegido e serviços de saúde.

 

Tenho dúvidas sobre vacinação, como proceder?

Para informações sobre vacinação, acesse os canais de comunicação da Prefeitura e Secretaria de Saúde de seu município.

No caso de dúvidas relativas aos formulários ou à atuação do CRP-PR, acesse https://crppr.org.br/central-de-informacoes-vacinacao/  ou envie e-mail para vacinacaocovid19@crppr.org.br informando seu município, e assim que possível daremos retorno. Não esqueça de conferir se a resposta não foi direcionada para a Caixa de Spam.