Notícia

Pronunciamento da Ulapsi destaca compromisso da Psicologia com o bem-estar social

A União Latino-Americana de Entidades da Psicologia (Ulapsi) divulgou, após o VIII Congresso Latino-Americano, realizado em junho de 2021 (ler mais sobre o evento abaixo), um pronunciamento com o lema “Fortalecendo o Compromisso de uma Psicologia Latino-Americana que Contribui para o Bem-Estar Social”.

Divulgado em português e espanhol, o texto assinado pelas entidades membros da Ulapsi reunidas no congresso faz um balanço das contribuições das(os) Psicólogas(os) reunidas(os) no evento para as demandas sociais do nosso tempo.

O pronunciamento destaca o papel da Psicologia na promoção da saúde e do bem-estar de populações fragilizadas, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia – que não podem, segundo o grupo, ser naturalizadas resultando numa precarização das condições de trabalho da(o) Psicóloga(o) nos diferentes contextos.

O pronunciamento se encerra clamando profissionais de todos os países da região a trabalharem na construção e divulgação de conhecimentos, para que a superação da pandemia traga avanços sociais, em vez dos retrocessos já observados em diversos âmbitos e regiões. “Devemos nos apropriar das boas experiências de forma ampla e para isso a Ulapsi convoca suas entidades a promoverem esses aprendizados em favor dos setores mais vulneráveis e dos próprios profissionais da psicologia.”

Leia aqui o pronunciamento na íntegra, em português e espanhol.

CRP-PR na Ulapsi

O CRP-PR voltou a integrar a Ulapsi no ano de 2019, e desde então vêm exercendo papel atuante nas atividades da instituição. A refiliação foi aprovada em reunião plenária com base no entendimento de que o intercâmbio de ideias, conhecimentos e experiências entre os diversos países latino-americanos – que possuem histórias de opressão e problemas sociais semelhantes – tem o potencial de enriquecer a Psicologia em seus diferentes contextos de atuação.

Em julho de 2021, o CRP-PR foi eleito para compor o biênio 2021-2023 do Conselho Executivo da Ulapsi, fortalecendo o projeto de fomentar uma Psicologia comprometida com a sociedade latino-americana, com respeito às suas identidades e culturas.

No VIII Congresso Latino-Americano, realizado em junho de 2021 com sede no Paraguai, mas de forma virtual, o CRP-PR marcou presença com representantes do seu corpo de conselheiras(os), funcionárias(os) e colaboradoras(es). A partir da apresentação de trabalhos, o grupo levou a Psicologia paranaense ao evento e também participou de discussões fundamentais sobre temas como racismo, os efeitos psicossociais das desigualdades em saúde mental durante a pandemia, decolonialidade e os retrocessos que atingem os grupos mais vulneráveis, violentados pelo cenário pandêmico em conjunto com outras violações e violências vivenciadas no dia a dia.