Notícia

Psicologias de Todas as Cores

Neste 27 de agosto, Dia da Psicologia, queremos celebrar a diversidade, as muitas cores que compõem as muitas Psicologias e as pessoas que as constroem todos os dias. Seria impossível resumir a Psicologia a uma só área de atuação, a uma só abordagem, da mesma forma que é impossível resumir as pessoas a um só gênero, etnia, cultura, idioma, subjetividade. Isso vale para as pessoas que chegam até nós nos mais diversos espaços em que atuamos, mas também para nós, profissionais.

A campanha “Psicologias de todas as cores” é um convite às reflexões. Tomamos a multiplicidade de tons e matizes como ilustração das diversidades que precisamos reconhecer em nossa atuação: as diversas possibilidades de existência e manifestações da sexualidade, das relações raciais, das trajetórias de vida, origem e migração dos sujeitos e grupos. Também as várias experiências de subjetividade e de sofrimentos, que não devem ser patologizadas nem estigmatizadas.

Reconhecer-se em cores é também admitir potências e limitações, em contraposição a uma suposta (e impossível) neutralidade homogeneizante. Nesta direção, as Psicologias, sabendo-se multicoloridas, permitem-se o encontro com outros saberes, conhecimentos e epistemologias para a produção do bem-viver.

Nossas reflexões começaram lá em julho, quando lançamos a Revista Contato com uma reportagem especial, que ouviu Psicólogas e Psicólogos que atuam em diversos âmbitos sobre temas como as relações étnico-raciais, migrações, diversidade sexual e de gêneros, despatologização das vivências, além das multiplicidades de epistemologias e a importância de a Psicologia intercambiar conhecimentos com outras áreas de estudo.

Estas e estes profissionais ampliaram o debate em duas lives, promovidas nos dias 9 e 20 de agosto, e agora disponíveis em nosso canal do YouTube.

O debate, obviamente, não se encerra aqui. Lançamos as reflexões para que você, profissional da Psicologia ou de qualquer outra área, possa levar para frente, debater, para que cada vez mais as Psicologias sejam de todas as cores!

Acesse os materiais e compartilhe! Vamos seguir construindo as Psicologias de Todas as cores?