Notícia

Terceira edição da CadernoS de PsicologiaS, Conferência de Saúde Mental, CFP divulga novas datas para o Concurso de Provas e Títulos: Confira agora as notícias de fevereiro

Aqui você encontra um resumo das principais notícias do CRP-PR de fevereiro enviadas pela newsletter. As(os) inscritas(os) recebem novidades, convites e atualizações do CRP-PR em seus e-mails.

Luta antimanicomial e Conferência de Saúde Mental

Abertas as submissões para a CadernoS de PsicologiaS Nº 3 – Saúde Mental/Luta Antimanicomial: ecos para Conferências de Saúde Mental

Com as Conferências de Saúde Mental sendo realizadas em níveis municipais, estadual e nacional, a terceira edição da CadernoS de PsicologiaS traz foco para áreas da saúde mental e luta antimanicomial com o tema: Saúde Mental/Luta Antimanicomial: ecos para Conferências de Saúde Mental.

Psicólogas(os) com inscrição ativa – parcerias com outras áreas de atuação também são permitidas e bem-vindas – podem enviar contribuições nos formatos de “Relatos de Experiência”, “Resenhas”, “Inquietações Teóricas” ou “Estilhaços” até 15 de junho de 2022 para o e-mail: cadernosdepsicologias@crppr.org.br.

Saiba mais sobre a CadernoS de PsicologiaS e as normas de publicação clicando aqui

Tese do campo antimanicomial do Paraná: “Saúde não se vende, louco não se prende! Quem tá doente é o sistema social!”

O CRP-PR organizou a tese na qual defende seu posicionamento antimanicomial, antiproibicionista e antirracista. Já está disponível para leitura e assinatura de profissionais e entidades que se comprometem com os valores e direitos na luta pelas políticas de saúde mental.

O documento, intitulado “Saúde não se vende, louco não se prende! Quem tá doente é o sistema social!”, vem em defesa SUS (Sistema Único de Saúde) enquanto sistema universal, integral, universal, equânime e de qualidade

Oposição às denúncias feitas no relatório “Hospitais psiquiátricos no Brasil: Relatório de Inspeção Nacional”, com graves violações de direitos ao cuidados das(os) usuárias(os) de saúde mental em dois grandes hospitais no Estado do Paraná, entre outros apontamentos que se constituem no âmbito das políticas de saúde mental do Brasil, além dos  compromissos e propósitos a serem defendidos.

Para ler e saber mais sobre a tese acesse aqui 

CFP divulga novas datas para o XII Concurso de Provas e Títulos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) abre novo prazo de inscrições para o XIII Concurso de Provas e Títulos para Obtenção do Título Profissional de Especialista em Psicologia. As inscrições podem ser realizadas até 7 de março e as provas serão aplicadas em 10 de abril de 2022. As inscrições já realizadas permanecem válidas. 

Para mais informações acesse a página do CFP

Datas comemorativas

07 de fevereiro

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

No dia 07 de fevereiro somos convidadas(os) a voltar nossa atenção para as lutas diárias dos povos indígenas brasileiros. Com suas terras ameaçadas e a preocupação com o avanço da tese que visa à sua demarcação, é visível a retirada dos seus direitos territoriais originários.

Outra questão que preocupa no momento é o aumento no número de casos de suicídios entre indígenas do povo Avá-Guarani, que vive na região oeste do Paraná. A perda de território e outros fatores sociais e econômicos expõem ainda mais a sua vulnerabilidade social.

Saiba mais sobre a questão territorial e a necessidade da defesa de direitos humanos dos povos indígenas aqui.

21 de fevereiro

Dia Internacional da Língua Materna

Com os diversos conflitos militares e armados que ocorrem pelo mundo, milhares de pessoas se encontram na necessidade de sair de suas casas em busca de refúgio em outras nações. 

A língua materna é uma lembrança de sua origem e uma das poucas coisas que são transportadas junto com as(os) migrantes. No dia Internacional da Língua Materna, o CRP-PR traz a importância de manter viva a diversidade linguística e cultural de cada povo e sociedade.

Saiba mais sobre o dia e como a Psicologia e o respeito à língua materna são essenciais à refugiados e migrantes aqui.

Pesquisa

Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?

Ainda é possível participar da nossa pesquisa “Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?”,  indicando qual a sua área de atuação e vínculo profissional.

O preenchimento é simples e pode ser realizado em menos de dois minutos. Com as informações*, queremos que a nossa comunicação com você seja mais assertiva e direcionada ao seu interesse profissional

*Em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) 13.709/18, o sigilo das informações prestadas será resguardado; os seus dados permanecerão no âmbito do Conselho e não serão divulgados ou compartilhados.