Notícia

SUAS é importante equipamento para garantir Justiça Social, mas corre riscos, segundo especialistas

 

Na continuação das reportagens sobre o Dia Mundial da Justiça Social, os especialistas Valter da Mata (CRP-03/001990) e Carla Andrea Ribeiro (CRP-04/17713) falam sobre a atual situação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), considerado o maior sistema de proteção social do mundo, segundo Carla Ribeiro.

Esta política de assistência à população está garantida na Constituição Federal de 1988, mas atualmente corre riscos em virtude de alterações no sistema de repasse de verbas. “O momento atual estabelece uma perspectiva futura muito comprometedora da consolidação do SUAS, com a Emenda Constitucional 95, que impõe o Novo Regime Fiscal limitando o gasto público com as políticas sociais, e a PEC 287, que desvincula o valor do Benefício de Prestação Continuada do salário mínimo, precariza e restringirá a oferta do SUAS no país”, prevê a Psicóloga, concluindo que o momento é altamente desfavorável para consolidação do SUAS.

O Psicólogo Valter da Mata acredita que o atendimento nos equipamentos de assistência social, como o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), nunca foi o adequado, mas observa que a situação tende a se deteriorar. “Os usuários desses equipamentos não têm como cultura reivindicar tratamento digno, cidadão. Ao contrário, eles se acostumaram com um péssimo tratamento dispensado a eles na saúde, educação, transporte, segurança e outras políticas. Trazendo um pouco para nosso campo, o da Psicologia, vemos um currículo de formação universitária distante dessa realidade e pouco interesse da maioria dos estudantes em conhecer de maneira qualificada o fazer psicológico nesses equipamentos. Muito provavelmente irão prestar um serviço de má qualidade, uma vez que também não se identificam com essa população-alvo”, afirma.

 

Leia também

Dia Mundial Justiça Social, comemorado em 20 de fevereiro, suscita discussão sobre desafios para a equidade

Desigualdades sociais geram impactos psicológicos e Psicologia pode contribuir para minimizar problemas

Rolar para cima