Notícia

Proteger a vida é reivindicar um sistema social que promova saúde e bem-estar

Setembro é um mês em que o tema da prevenção do suicídio fica mais em evidência. Neste ano, em meio a tantos desmontes de políticas públicas, retiradas de direitos e crise sanitária e econômica, um novo movimento tem aparecido nas redes sociais e trazido o debate mais amplo, no qual o sofrimento e mesmo os comportamentos de ideação suicida passam por um lugar coletivo, social.

O CRP-PR também acredita que as reflexões sobre saúde mental não devem ser restritas a uma perspectiva individualizada, que acaba acentuando sofrimentos. Neste sentido propomos o mote “Proteger a vida é reivindicar um sistema social que promova saúde e bem-estar. Em defesa do SUS e das garantias de direitos a todas as pessoas“.

Entendemos que o contexto brasileiro atual exige um novo paradigma – não apenas relativo ao Estado, mas as relações como um todo – que promova saúde e bem-estar. Defender o SUS contra ataques e desmontes como o proposto pela reforma administrativa é essencial, bem como garantir direitos a todas as pessoas, considerando suas características, subjetividades e marcadores sociais!

Acompanhe nos próximos dias as entrevistas e reportagens que vamos publicar em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro)! Até lá, convidamos você a rever o material produzido e publicado pelo CRP-PR em 2020, que conta com uma grande riqueza de debates.

Campanha 2020

Clique nos links para acessar