Pesquisar
Close this search box.

Notícia

Setembro é considerado o Mês da Visibilidade Surda por conter diversas datas significativas para esta população

A primeira escola de pessoas surdas do Brasil (INES) foi criada no dia 06 de setembro de 1857, sendo considerada um centro de referência nacional na área do direito à educação desta população.

No Congresso de Milão, entre os dias 06 e 11 de setembro de 1880, especialistas em educação se reuniram para discutir sobre a educação das pessoas surdas. Devido às questões históricas daquele período, foi declarada a proibição do uso das Línguas de Sinais na Educação deste grupo, dando preferência ao método oral.

Em 1958, é criada a Semana Internacional da Pessoa Surda, dedicando os dias entre 20 e 26 de setembro para a conscientização acerca da história, língua de sinais, educação e cultura surda pela Federação Mundial dos Surdos (WFD).

A Federação Internacional de Tradutores (FIT) propõe, em 1991, o dia 30 de setembro como o Dia Internacional de Profissionais Intérpretes, em alusão a São Jerônimo (Santo Tradutor), autor da tradução da Bíblia para o latim, além de outros trabalhos de tradução na Idade Média, época em que viveu.

Em 2008, a Lei Federal n.º 11.796 instituiu o dia 26 de setembro como Dia Nacional da Pessoa Surda, com o principal objetivo de propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

A primeira edição do Seminário Nacional em Defesa das Escolas Bilíngues para Pessoas Surdas aconteceu no dia 09 de setembro de 2009, tendo como um dos objetivos promover o debate sobre a Língua Brasileira de Sinais como língua principal da comunidade surda.

A regulamentação da profissão de tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais é dada pela Lei Federal n.º 12.319, em 1º de setembro de 2010.

Em 2018, é definido o dia 23 de setembro como o Dia Internacional da Língua de Sinais, em homenagem ao dia em que a Federação Mundial dos Surdos foi criada em 1951; além disso, esse dia é um marco de representatividade e da inclusão da comunidade surda. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei 10.436 de 2002.

Internacionalmente, o dia da pessoa surda é celebrado no dia 30 de setembro, como fechamento do mês da visibilidade, também conhecido como Setembro Azul. A data foi escolhida pela comunidade surda para relembrar das lutas ocorridas ao longo dos tempos.

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.