Notícia

15 de maio | Dia de profissionais do Serviço Social: uma luta compartilhada

Hoje, 15 de maio, é o Dia de Profissionais do Serviço Social. A categoria tem um vínculo duradouro com a Psicologia em função das atividades multidisciplinares que as profissões exercem lado a lado, e seus saberes atravessam vidas humanas em diversos contextos.

Em seu exercício profissional, assistentes sociais atuam para garantir a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, dando concretude aos princípios fundamentais do seu código de ética, que em 2023 completa 30 anos. Foi também em 1993 que a profissão passou a ser regulamentada pela Lei nº 8.662, no Brasil.

Na luta pela garantia de direitos, a Psicologia e o Serviço Social se encontram na implementação de políticas públicas, no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e, mais recentemente, tiveram sua interdisciplinaridade legalmente consolidada para que também atuem juntas, nas escolas, com a promulgação da Lei nº 13.935/2019.

Para celebrar a profissão, todos os anos, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) desenvolve campanhas temáticas. Em 2023, o papel de cerca de 200 mil profissionais da categoria no país é destacado sob o mote “Serviço Social, necessário para o Brasil!”. O lema é mais do que urgente em tempos de tentativas de desregulamentação de profissões e sucateamento paulatino de políticas públicas.

Neste dia, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) se une a esta categoria, parabenizando-a por sua força, pelo labor incansável em favor de grupos vulnerabilizados e, ainda, em agradecimento pela parceria na luta por uma sociedade melhor e mais justa.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.