Notícia

Semana PREVIDA debaterá a temática das drogas

De domingo (26) até a próxima sexta-feira, 01 de julho, a cidade de Curitiba recebe as atividades da semana PREVIDA, que levam à população informações importantes sobre a temática “Álcool e outras Drogas: quem precisa?”. Na quinta-feira (30), haverá o PsicoCine com a transmissão do documentário “Pedras, plantas e outros caminhos”, produzido pela Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, e que mostra a busca pela produção de cuidado e autocuidado em saúde mental.

PREVIDA

A semana PREVIDA é um evento anual, instituído pela ONU em 1987, que consagrou o dia 26 de junho como Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas.

Nesta semana, várias entidades governamentais e não governamentais que formam o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONESD) trazem à população informações essenciais sobre drogas lícitas e ilícitas, a real necessidade de uso e os problemas que ele pode ocasionar, o acesso ao tratamento e as leis que protegem o usuário e sua família. Fazem parte das discussões ainda o tema das drogas no trabalho, drogas associadas a outros transtornos, além das questões de gênero, Redução de Danos, o efeito das drogas no cérebro, internações em caso de abuso e limites à intervenção judicial, tráfico internacional de entorpecentes, entre outros.

O assunto interessa a todos, pois, de uma forma ou de outra, todos usamos drogas. Remédios são drogas, seja para combater a ansiedade, seja para dormir, para aliviar sintomas depressivos ou dor, e, usados em excesso, podem causar graves danos cognitivos, de igual ou pior gravidade que as mais conhecidas drogas ilícitas, como maconha, crack, entre outras.

 

Rolar para cima