Notícia

Semana do aniversário da Psicologia terá eventos em todo o Paraná

Na próxima quinta –feira, dia 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo. A data foi instituída em referência ao dia da regulamentação da Psicologia, que aconteceu por meio da lei 4.119 de 1962.

Para comemorar a data, diversas ações serão promovidas de hoje (24) até sábado (29). Confira!

24 de agosto

Nesta segunda-feira, duas ações estão previstas: a participação do conselheiro vice-presidente do CRP-PR, Guilherme Bertassoni da Silva (CRP-08/10536) na 1ª Mostra do Centro de Psicologia Jurídica e Atendimento Multiprofissional com o tema “As práticas da Psicologia no Âmbito da Polícia Civil do Paraná”; e a participação da orientadora fiscal Elisandra Mirandola Krause (CRP-08/10853) na PUCPR para expor sobre o tema “Funcionamento do CRP, a regulamentação da profissão e exercício profissional”, das 15h às 16h30.

Na região Extremo-Oeste, Psicólogas(os) promovem a “Ação da Psicologia na comunidade”, visando contribuir para a divulgação do conhecimento da Psicologia como ciência e profissão. As atividades serão preferencialmente realizadas nas Escolas Municipais e nos Colégios Estaduais, mas também poderão ser desenvolvidas nas Escolas ou Colégio (privado) de Foz do Iguaçu e região, entre os dias 24 e 28 de agosto.

Os temas que serão abordados pelas(os) profissionais versam sobre bullying, como ingressar no mercado de trabalho, qualidade de vida no trabalho, como elaborar currículos e participar de entrevistas de emprego e prática profissional de Psicologia. 

25 de agosto

Já na terça-feira, dia 25 de agosto, será a vez do orientador fiscal Rafael Gimenes Lopes (CRP-08/11542) falar sobre o tema “Funcionamento do CRP, a regulamentação da profissão e questões referentes a ética profissional”. Rafael, que representa a Comissão de Orientação e Ética (COF), falará às 19h na FAE.

26 de agosto

A véspera do Dia do Psicólogo será o dia do lançamento do NUPSIM (Núcleo de Psicologia e Migrações). O evento, que acontece no CRP-PR em Curitiba das 18h30 às 21h30, contará também com a mesa-redonda “Dialogando com Psicólogas(os) sobre Migrantes, Refugiados e Apátridas”. Você pode se inscrever para este evento da modalidade presencial ou acompanhar pelo site (basta procurar pelo link no dia do evento) Informações aqui.

O orientador fiscal Rafael Gimenes Lopes volta à FAE, às 9h30, para falar sobre o “Funcionamento do CRP, a regulamentação da profissão e questões referentes a ética profissional”.

27 de agosto

No dia 27 de agosto (quinta-feira), os conselheiros Rodrigo David Alves de Medeiros (CRP-08/13844) e Paula Matoski Butture (CRP-08/12879) participarão daSemana Acadêmica da Universidade Positivo como expositores sobre os temas “Posicionamento Político do Psicólogo” e “Políticas Públicas”, das 8h às 12h.

Já o gerente técnico Angelo Horst estará nas atividades da Faculdade Dom Bosco como egresso da Instituição de Ensino e expositor do tema “Funcionamento do CRP e questões relativas ao Sistema Conselhos”, no período da manhã e da noite.

Na sede Curitiba, Psicólogas(os) poderão debater o tema “Psicologia: identidade e desafios” em uma mesa dialogada com transmissão online. A mesa tem o objetivo de promover o debate entre profissionais e comunidade estudantil sobre a identidade e os desafios da Psicologia na atualidade. Informações aqui.

Para finalizar o dia em Curitiba, o Sindicado dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi) promove um jantar por adesão às 20h. Informações aqui.

Na cidade de Campo Largo, haverá um café da manhã por adesão com o tema “Cuidando do Cuidador”. O café acontece no Hotel Campo Largo, das 9h às 12h. Informalções: diadospsicologos@hotmail.com. 

Em Cascavel, a Unipar, em parceria com o CRP-PR, promoverá a “Ação da Psicologia na Comunidade”, visando contribuir para a divulgação do conhecimento da Psicologia como ciência e profissão.

O brinde em comemoração ao dia do Psicólogo em Maringá será em um happy hour por adesão organizado pela sede do CRP de Maringá, das 18h30 às 20h, no Bar Choperia Pimenta Doce (Avenida São Paulo, 2116, Zona 02, Maringá). Informações: crpmaringa@crppr.org.br.

As(Os) Psicólogas(os) de Ponta Grossa também poderão brindar o dia 27 em um jantar por adesão organizado pela Comissão Setorial do CRP na região dos Campos Gerais, às 20h, no Restaurante La Gôndola (Rua Comendador Miró, 969, Centro, Ponta Grossa). Informações: camposgerais@crppr.org.br.

Quem está em Paranavaí poderá participar do jantar por adesão no Fornilho Restaurante (Av. Paraná, 863, Centro, Paranavaí), também às 20h. Informações:noroeste@crppr.org.br.

28 de agosto

Na sexta-feira será a vez da segunda etapa do Dialogando com Psicólogas, Psicólogos e estudantes de Psicologia. O evento “Venha tomar um coffee com a COF” acontece das 9h às 12h. Informações aqui.

Dialogando com Psicólogos do Judiciário tem o objetivo de promover a capacitação contínua das(os) Psicólogas(os), com abertura ao diálogo para construção conjunta das referências para atuação na área da Justiça. O evento é organizado pela Comissão de Psicologia Jurídica do CRP-PR e acontece das 13 às 19h em Francisco Beltrão (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Francisco Beltrão (CDL): Rua Minas Gerais, 766, CEP: 85601-060, Bairro Alvorada). Informações: eventos@crppr.org.br.

Ainda no dia 28 acontece um happy hour/jantar por adesão em Foz do Iguaçu organizado pela Comissão Setorial do CRP na região Extremo-Oeste, às 20h, no Bar/Restaurante Lyrata (Rua Belarmino de Mendonça, 1138 – Foz do Iguaçu-PR). Informações: extremooeste@crppr.org.br.

29 de agosto

No sábado (29), acontece a “Ação da Psicologia na comunidade em Campo Largo”, com objetivo de aproximar a população campo-larguense da Psicologia e apresentar o papel da(o) profissional Psicóloga(o) na promoção de saúde e qualidade de vida, com apoio do CRP-PR. A ação acontece na Praça do Museu, em Campo Largo, das 9h às 13h.

Rolar para cima