Notícia

Revista Contato mai/jun traz reflexões sobre a Rede de Atenção Psicossocial, saúde mental da(o) trabalhador(a) e outros destaques

Editoral

 

Olá, Psicólogas(os) do Paraná e todas(os) que nos leem.

 

Maio é um mês muito importante para a Psicologia e para a sociedade, um mês que nos convida a importantes reflexões.

 

Já no primeiro dia do mês celebra-se o dia da trabalhadora e do trabalhador. Por isso, esta edição conta com uma entrevista com a Psicóloga Maria Ester Falaschi (CRP-08/06606) sobre saúde mental no trabalho. Ainda sobre o tema, a Coluna da Ética aborda a atuação ética na área de Recursos Humanos.

 

No dia 18 de maio destaca-se a Luta Antimanicomial. Por isso, a nossa matéria de capa se refere à Saúde Mental e Políticas Públicas, com importantes debates sobre mercantilização da saúde, o aspecto moral imputado à loucura e todo sofrimento incutido neste cenário. Em outra coluna, o Psicólogo César Rosário Fernandes (CRP-08/16715) traz o posicionamento do CRP-PR em relação à política sobre drogas, discussão profundamente interligada às questões de saúde mental. E, dando sequência às publicações da Cartografia da RAPS, o Psicólogo Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211) nos instiga a refletir sobre cenários relacionados ao trabalho dos CAPS em Curitiba.

 

Ainda, é um mês marcado por reflexões relativas ao trânsito e à mobilidade humana – maio amarelo. Nesse sentido, divulgamos a premiada iniciativa do Psicólogo Cassiano Ferreira Novo (CRP-08/08266), que reflete a necessidade do comprometimento da gestão pública para que o tráfego nas cidades seja mais inteligente e seguro. Esta edição também traz, na coluna da Comissão Étnico-Racial, relevante análise sobre branquitude, conceito que nos convida a revisitar o debate referente ao racismo para se combater a segregação. E muitos outros conteúdos instigantes preparados especialmente para vocês.

 


Que esta revista proporcione profícuos diálogos!

Rolar para cima