Na primeira edição de 2023, a Revista Contato levanta o questionamento: onde o desvelar da mente proporcionado por substâncias psicodélicas pode nos levar?
Com grande destaque no cenário científico, o Brasil ainda precisa avançar em sua política de regulamentação de substâncias como psilocibina, MDMA e LSD, que possuem grande potencial terapêutico se usados em contextos monitorados e seguros sem contraindicação clínica. Atualmente, somente a ibogaína e a quetamina são aplicadas, e o uso não chega a uma parcela considerável da população devido aos altos custos.
Ao longo da publicação, você ainda encontra outras reflexões sobre os caminhos da ciência e da política de drogas no país, além do debate acerca dos efeitos sociais causados pelas políticas de guerra às drogas e como elas impactam sobremaneira algumas populações mais vulnerabilizadas, em detrimento de outras – especialmente pessoas negras e economicamente mais empobrecidas.
Confira a seguir alguns destaques desta edição:
- Renascimento psicodélico no Brasil: uma luta por direitos humanos
- As implicações éticas do exercício da Psicologia no contextos das (autointituladas) comunidades terapêuticas
- O álcool entre quatro paredes: a estigmatização do consumo alcoólico diante à população em situação de rua
- A gente luta não é pra gente, é pro futuro: proibicionismo e cenário de contradições sociais no acesso à cannabis medicinal
- Ancestralidade da língua materna indígena guarda conhecimentos milenares e a reescrita da Psicologia na concepção dos povos originários