Notícia

Revista Contato dá início à campanha do Dia da(o) Psicóloga(o) e traz outros destaques

A edição de Julho/Agosto da Revista Contato é um aquecimento para as ações do Dia das(os) Psicólogas(os) no CRP-PR. Na campanha deste ano celebramos a pluralidade de nossa ciência e profissão sob o mote: Psicologias de todas as cores. Tomamos a multiplicidade de tons e matizes como ilustração das diversidades que precisamos reconhecer em nossa atuação: as diversas possibilidades de existência e manifestações da sexualidade, das relações raciais, das trajetórias de vida, origem e migração dos sujeitos e grupos. Também as várias experiências de subjetividade e de sofrimentos, que não devem ser patologizadas nem estigmatizadas.

Reconhecer-se em cores é também admitir potências e limitações, em contraposição a uma suposta (e impossível) neutralidade homogeneizante. Nesta direção, as Psicologias, sabendo-se multicoloridas, permitem-se o encontro com outros saberes, conhecimentos e epistemologias para a produção do bem-viver.

Ao longo dos textos, buscamos refletir sobre a importância da diversidade para a atuação de Psicólogas(os) em todas as áreas profissionais. A revista amplia o debate ainda ao discutir as vitórias do movimento LGBTI+ no Brasil e o panorama das políticas públicas voltadas a essa população.

Além dos materiais (resenhas, artigos e matérias) em torno do tema central, a edição Julho/Agosto traz ainda alguns outros destaques ao abordar os desafios para a consolidação da Psicologia Escolar/Educacional no cenário pós-pandemia e repercutir os resultados e debates alcançados pela campanha Vidas Lokas Importam — em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial. A revista ainda introduz um rico debate sobre como as emoções e a Psicologia se relacionam à dores crônicas.

Esperamos que estas reflexões ecoem e façam sentido. Acompanhem as demais ações da campanha por meio dos nossos canais de comunicação. Uma boa leitura a todas(os)!