A mais recente edição da Revista Contato aborda, em sua matéria de capa, o tema da prevenção do suicídio, com uma perspectiva que destaca a importância do cuidado com a saúde mental de profissionais de Psicologia. O sofrimento psíquico não é apenas um fardo individual, mas um fenômeno que reverbera no coletivo, afetando os laços sociais que nos conectam. Quem cuida também precisa ser cuidado. É essencial reconhecer que a saúde mental de profissionais é a base para garantir um atendimento de qualidade à sociedade.
Além disso, a revista traz uma entrevista exclusiva sobre o avanço da discussão acerca do fechamento de hospitais de custódia – no Paraná, o Complexo Médico-Penal abriga pessoas adultas em conflito com lei que são consideradas inimputáveis ou semi-inimputáveis. O tema é fundamental para repensar os caminhos da justiça e da saúde mental no Brasil, alinhados à Lei nº 10.216/2001, a Lei da Reforma Psiquiátrica.
Convidamos você a ler a matéria de capa e explorar toda a edição 152 da Revista Contato, que celebra o Dia da Psicologia com depoimentos de pessoas psicólogas que têm contribuído para importantes avanços na área. Também são abordadas questões de acessibilidade na estrutura da sede do CRP-PR em Curitiba, a participação de pessoas com deficiência nas Paralimpíadas e a luta contra o racismo institucional.
Aprofunde-se nos temas que moldam o futuro da Psicologia e conheça de perto as ações que estão transformando a profissão. Leia a edição online da Revista Contato aqui.