Essa é a edição da Revista Contato que abrange o mês de agosto, quando se comemora o Dia das Psicólogas e Psicólogos – assim mesmo, no plural. Afinal, a pluralidade é uma característica marcante da nossa profissão, tanto no perfil das(os) profissionais quanto nas áreas de atuação.
E que momento para chegar o “nosso” mês, não? Quem imaginava, aos primeiros sinais da pandemia, que seus efeitos se prolongariam por tanto tempo, impactando tanto nossas ações?
Historicamente, aproveitamos esta data para dialogar com a sociedade sobre a importância da nossa profissão, reafirmar o compromisso com a promoção de saúde e desmistificar tabus que ainda cercam nossa prática. Muito já conseguimos avançar e muito ainda há para se construir.
Mas como conversarmos com a sociedade nesse momento tão delicado? Como oferecermos afirmações em um período de tantas dúvidas? Como avançarmos na construção de uma Psicologia efetivamente acessível, comprometida à promoção de humanidades libertas? Como a própria Psicologia nos ensina, é tempo de analisarmos as variáveis e, juntas(os), construirmos novos possíveis.
No que se refere à atuação do Conselho, seguimos em revisão constante, a fim de orientar e acolher as(os) profissionais frente aos novos desafios, com os recursos e limitações que o cenário nos oferece.
Esperamos que essa revista, escrita com tanto carinho e a tantas mãos, possa encontrar a todas(os) com afeto, saúde, e possa contribuir para reforçar o nosso sentido de coletividade.