Notícia

Quem me atende é Psicóloga(o)? Confira como verificar online!

Ao buscarmos uma(um) Psicóloga(o), recebemos indicações, encontramos profissionais que atendem pela internet ou que realizam o atendimento presencial. Dentre tantas possibilidades é essencial buscar o registro de profissionais com as(os) quais se deseja iniciar um acompanhamento psicológico. O registro demonstra se a pessoa em questão é qualificada e se está apta para atuar. Mas, como podemos nos certificar de que alguém que se apresenta como Psicóloga(o) realmente o é?

Por que é importante ter um registro no Conselho?

Os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia são autarquias que têm entre suas atribuições “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe” de acordo com a Lei 5766/71, de dezembro de 1971.

Se a(o) profissional com quem deseja se consultar possui registro no Conselho, isso significa que é uma(um) Psicóloga(o) habilitada(o) e autorizada(o) a exercer a profissão. Além disso, as(os) profissionais que são registradas(os) no CRP-PR devem seguir o Código de Ética da Profissional do Psicólogo (CEPP) e, se o violarem, podem sofrer sanções do Conselho.

Como consultar se a(o) Psicóloga(o) possui registro no Conselho?

Para procurar o nome de qualquer profissional da Psicologia registrada(o) no país, o Conselho Federal de Psicologia coloca à disposição da sociedade uma plataforma de busca no Cadastro Nacional de Psicólogas(os).

Realizar a busca é simples, mas é importante que a(o) cidadã(o) pesquise o nome completo da(o) profissional ou, pelo menos, os dois primeiros nomes, na ordem correta e sem abreviações. A fim de oferecer resultados mais precisos, a plataforma permite filtrar os resultados por Estado.

É possível, também, procurar por uma(um) profissional na modalidade “busca avançada”, que conta com os campos “Número de Registro” e “CPF”.

A mesma plataforma pode ser usada para buscar Pessoas Jurídicas, sendo necessário apenas mudar a modalidade de consulta na aba superior ao espaço de digitação.

Atendimento Online

Em função da pandemia da Covid-19, a modalidade de atendimento psicológico online se popularizou. Neste contexto, esta forma de acompanhamento se mostra essencial, pois preserva a saúde de quem é atendido e também da(o) profissional que realiza o atendimento.

As(Os) Psicólogas(os) precisam estar autorizadas(os) a atender por meios remotos. É muito simples conferir se a(o) profissional da Psicologia possui essa autorização. Basta clicar aqui e procurar o nome que deseja conferir.

Rolar para cima