A palestra “Avaliação Psicológica: história e desafios”, realizada ontem à noite (02/03) no CRP-08, pela Conselheira Suzana M. Borges (CRP-08/01855), deu início a programação das Quartas-feiras no CRP de 2011.
Na palestra a psicóloga, que é Mestre em Educação e ministra a disciplina de Avaliação Psicológica na Faculdade Evangélica do Paraná, lembrou que 2011 é o ano temático da Avaliação Psicológica e, portanto, o tema deverá ser amplamente discutido no Sistema Conselhos de Psicologia.
Inicia recuperando o caráter histórico-conceitual dos indicadores do comportamento humano e seus fenômenos presentes na filosofia antiga,quando já em Sócrates o conhecer-se a si mesmo é uma referência do abstrato humano que representa o alicerce de exploração e investigação do profissional especialista em avaliação psicológica.
Fazendo referência a autores nacionais e internacionais que fazem pesquisas na área, Suzana Borges defendeu a validade como o elemento norteador no uso dos testes psicológicos.
A Conselheira, que atua na Comissão de Orientação e Ética do CRP-08 mencionou que, muitas vezes, os manuais não contemplam informações importantes em relação a toda a história e padronização dos testes, fazendo referência apenas à pesquisa que o validou, mas não a base dos fundamentos da utilização do mesmo. Isto, segundo a palestrante, cria uma dificuldade para os profissionais que podem ser induzidos ao erro, diante do processo de Avaliação Psicológica e prejudicar, inclusive, aqueles que se submetem à ela.
Para Suzana Borges “a validação deve estar sempre adequadamente explorada e ou/testada por diversos fundamentos de base a partir dos pressupostos epistemológicos, filosóficos e de caráter técnico-metodológico, sendo periodicamente atualizada, para reduzir possíveis erros de avaliação, principalmente aquele referente ao que se está avaliando, que conceito e característica da personalidade humana estão implicados”.
Frente à diversidade na construção e oferta de testes psicológicos e da expansão das áreas que se utilizam da Avaliação Psicológica, “os fundamentos de base precisam manter a autenticidade do propósito de origem que cada teste tem”, defendeu a palestrante.
A expectativa da Conselheira do CRP-08 é que, este ano, possam ser geradas discussões em torno da Avaliação Psicológica, já que não existe uma consonância na comunidade científica e entre os profissionais que trabalham nessa área sobre a diversidade de metodologias e técnicas disponíveis.
A Psicóloga Suzana Maria Borges (CRP-08/01855) falou sobre “Avaliação Psicológica: história e desafios”, ontem à noite (02/03) no CRP-08.
Cerca de 50 participantes assistiram a palestra ontem à noite. Além dos presentes houve 247 acessos online.
Programação dia 09/03
As Quartas-feiras no CRP de março continuarão discutindo o tema Avaliação Psicológica. No dia 09/03, às19h haverá Psicocine. O filme “Preciosa” será exibido e após haverá debate.
Quartas-feiras no CRP
As Quartas-feiras no CRP são eventos gratuitos, abertos à comunidade, que acontecem no Anfiteatro Nélio Pereira da Silva, na sede do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-08), em Curitiba. Para acompanhar as discussões compareça na sede do Conselho (Av. São José, 699 – Bairro Cristo Rei), ou acesse o site www.crppr.org.br, no horário do evento. As Quartas-feiras no CRP contam com transmissão online. Participe!