“A Psicologia da Gente” é tema de campanha do Dia da(o) Psicóloga(o) 2019

Com a campanha “Psicologia da gente”, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) pretende dar visibilidade aos diversos aspectos e esferas sociais nas quais a Psicologia está presente: está nos direitos humanos, na escola, no ambiente de trabalho, na atuação clínica, no sistema judiciário e legislativo, na política, no meio ambiente, na ética, enfim, em todas as relações humanas.

“Psicologia da gente” fala da minha, da tua e da nossa Psicologia. Ela é minha enquanto profissional, tua enquanto usuário dos serviços e é da sociedade que busca promoção de saúde e qualidade de vida. É a Psicologia em todas as relações, presente na diversidade humana e na subjetividade pessoal e coletiva. Dessa maneira, o objetivo da campanha é fortalecer a relação da comunidade, a aproximação e o reconhecimento da importância da área no cotidiano da população.

A importância da campanha é de promover a compreensão dos valores humano e social associados ao fortalecimento da saúde mental nos objetivos da Psicologia para o ser humano nos diferentes ambientes, segundo Sandra Cristine Machado Mosello (CRP-08/18391), coordenadora da Comissão de Comunicação Social do CRP-PR. Sandra, que participou de todo o desenvolvimento da proposta, destaca que a campanha procura o reconhecimento do valor da identidade profissional da(o) Psicóloga(o).

Três anos, um caminho de valorização da Psicologia
No histórico das campanhas do Dia da(o) Psicóloga(o) do XIII Plenário do CRP-PR, muitos temas já foram trabalhados no sentido de promoção da Psicologia. 

No primeiro ano, a campanha buscou combater a banalização que muitos discursos cometem quando confundem uma simples conversa com a técnica psicológica. Utiliza-se a expressão “meio Psicóloga(o)” para descrever profissionais de outras áreas que realizam a escuta de seus clientes. Porém, enfatizou-se que a(o) Psicóloga(o) profissional atua com uma escuta ativa e um conhecimento do psiquismo humano.

Já na segunda campanha, em 2018, foi abordada a diversidade da Psicologia em todas as suas possibilidades, fortalecendo a identidade da categoria e a representação social da profissão, especialmente de maneira a reconhecer sua presença em outras áreas do desenvolvimento humano. Foi a campanha “Mais Psi”, que mostrou os diversos benefícios da Psicologia e fez um convite para colocar mais Psicologia na vida.

Agora, em 2019, chegou o momento de concluir este caminho com uma campanha do Dia da(o) Psicóloga(o) que evidencie a Psicologia como um valor social. Afinal, a Psicologia é da gente!

Rolar para cima