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Psicologia na escola: uma necessidade urgente

Uma reportagem exibida no programa Fant√°stico, da rede Globo, no √ļltimo domingo (01), revelou que o maior problema enfrentado pelos professores da rede p√ļblica de ensino √© a falta de acompanhamento psicol√≥gico dos alunos. Isto porque a realidade que as crian√ßas e adolescentes enfrentam fora da sala de aula ‚Äď em alguns casos permeadas de dificuldades extremas e viol√™ncia familiar e social ‚Äď √© muitas vezes empecilho para o bom desempenho escolar, e a atua√ß√£o da(o) Psic√≥loga(o) seria fundamental para ajud√°-los a enfrentar tais situa√ß√Ķes e melhorar a qualidade do aprendizado. Outros problemas, como indisciplina e baixos sal√°rios, tamb√©m foram citados.  

O CRP-PR, por meio da Comiss√£o de Psicologia Escolar/Educacional, luta pela atua√ß√£o da(o) Psic√≥loga(o) no ambiente escolar. O Projeto de Inser√ß√£o da(o) Psic√≥loga(o) na rede p√ļblica de ensino (PROPSIE) continua ativo e agora passa por reformula√ß√Ķes. De acordo com a coordenadora da Comiss√£o de Psicologia Escolar/Educacional do CRP-PR e membro do PROPSIE, Mariita Bertassoni da Silva, a ideia inicial do projeto piloto era inserir seis Psic√≥logas(os) em seis escolas p√ļblicas e acompanhar o desempenho e os resultados do trabalho durante dois anos. ‚ÄúNo entanto, o governo do Estado sugeriu que apenas um Psic√≥logo fosse alocado em um n√ļcleo educacional, e dissemos a eles que isso inviabilizaria os resultados que esper√°vamos‚ÄĚ, explica.

No entanto, o projeto atraiu a aten√ß√£o de diversas(os) Psic√≥logas(os) em v√°rios Estados brasileiros, e este sucesso na classe de profissionais despertou uma nova ideia entre os membros do PROPSIE. ‚ÄúTra√ßamos uma nova estrat√©gia de trabalho. Estamos planejando adotar novas frentes de atua√ß√£o. J√° apresentamos a ideia √† diretoria do Conselho e isto deve sair do papel ainda este ano‚ÄĚ, conta Mariita.

Se voc√™ trabalha na √°rea ou tem interesse em saber mais, entre em contato pelo e-mail comissoes08@crppr.org.br e participe das reuni√Ķes da Comiss√£o de Psicologia Escolar/Educacional.