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Psicologia na escola: uma necessidade urgente

Uma reportagem exibida no programa Fantástico, da rede Globo, no último domingo (01), revelou que o maior problema enfrentado pelos professores da rede pública de ensino é a falta de acompanhamento psicológico dos alunos. Isto porque a realidade que as crianças e adolescentes enfrentam fora da sala de aula – em alguns casos permeadas de dificuldades extremas e violência familiar e social – é muitas vezes empecilho para o bom desempenho escolar, e a atuação da(o) Psicóloga(o) seria fundamental para ajudá-los a enfrentar tais situações e melhorar a qualidade do aprendizado. Outros problemas, como indisciplina e baixos salários, também foram citados.  

O CRP-PR, por meio da Comissão de Psicologia Escolar/Educacional, luta pela atuação da(o) Psicóloga(o) no ambiente escolar. O Projeto de Inserção da(o) Psicóloga(o) na rede pública de ensino (PROPSIE) continua ativo e agora passa por reformulações. De acordo com a coordenadora da Comissão de Psicologia Escolar/Educacional do CRP-PR e membro do PROPSIE, Mariita Bertassoni da Silva, a ideia inicial do projeto piloto era inserir seis Psicólogas(os) em seis escolas públicas e acompanhar o desempenho e os resultados do trabalho durante dois anos. “No entanto, o governo do Estado sugeriu que apenas um Psicólogo fosse alocado em um núcleo educacional, e dissemos a eles que isso inviabilizaria os resultados que esperávamos”, explica.

No entanto, o projeto atraiu a atenção de diversas(os) Psicólogas(os) em vários Estados brasileiros, e este sucesso na classe de profissionais despertou uma nova ideia entre os membros do PROPSIE. “Traçamos uma nova estratégia de trabalho. Estamos planejando adotar novas frentes de atuação. Já apresentamos a ideia à diretoria do Conselho e isto deve sair do papel ainda este ano”, conta Mariita.

Se você trabalha na área ou tem interesse em saber mais, entre em contato pelo e-mail comissoes08@crppr.org.br e participe das reuniões da Comissão de Psicologia Escolar/Educacional. 

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