Notícia

Psicologia Anomalística é tema de palestra no CRP-PR

Em novembro, o CRP-PR receberá dois grandes profissionais – o Professor Doutor Wellington Zangari e a Professora Doutora Fátima Regina Machado – para uma palestra sobre Psicologia Anomalística. O evento, promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos em Psicologia Anomalística (GIEPA) do CRP-PR, abordará a importância desta área de estudo para a formação das(os) Psicólogas(os).

A Psicologia Anomalística estuda experiência anômalas tais como fora-do-corpo, quase morte, sonhos lúcidos, percepção extra-sensorial (por exemplo telepatia, clarividência, pré-cognição), extramotoras (como curas à distância) e místicas ou espirituais. Fazem parte do escopo também vieses cognitivos, crenças, estados alterados de consciência, falsas memórias, autoengano e efeito placebo. As experiências anômalas têm elevada prevalência (mais de 80% no Brasil) e forte impacto psicossocial.

Palestrantes

O Professor Doutor Wellington Zangari é mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Instituto de Psicologia da USP, Vice Coordenador do Laboratório de Psicologia Social da Religião e Coordenador do Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais da USP. Além disso, é membro do Grupo de Trabalho de Diversidade, Epistemológica não-Hegemônica, Laicidade e o Diálogo com os Saberes Tradicionais (DIVERPSI) no CRP-SP.

A Professora Doutora Fátima Regina Machado é mestre em Ciências da Religião e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Fez seu segundo doutorado, em Psicologia, na USP e é pesquisadora do Laboratório de Psicologia Social da Religião e Diretora Científica do Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais da USP.

Ambos fazem parte do GT Psicologia e Religião da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e podem ser considerados os precursores da Psicologia Anomalística em nosso país, bem como as maiores autoridades nacionais no assunto.

A palestra acontece no dia 28 de novembro, das 16h30 às 18h, na sede do CRP-PR, em Curitiba (Av. São José, 699, Cristo Rei). O convite é feito à todas(os) as(os) Psicólogas(os), estudantes e profissionais de outros campos do saber.  

Interessados devem enviar nome e contatos pelo e-mail eventos@crppr.org.br.

Rolar para cima