Notícia

Psicólogas(os) de Guarapuava se reúnem para discutir o fortalecimento de práticas psicológicas

Atualmente a região de Guarapuava conta com duas faculdades de Psicologia e várias(os) Psicólogas(os) formadas(os) em outros cursos e vindas(os) de outras regiões. Além dessa variação de posturas e práticas, que enriquecem as ciências psicológicas, há a atuação de forma direta e indireta com a historicidade e produções subjetivas de grupos imigrantes e migrantes, bem como de comunidades tradicionais (faxinalenses, quilombolas e indígenas).

Vale lembrar que a vulnerabilidade da região constata-se no menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Estado (IPARDES, 2010), pelo pouco número de empresas, escassez de escolas infantis públicas e um sistema de saúde ainda deficitário pela falta de profissionais e especialistas.  Também o aumento de representações autoritárias e sectárias, homicídios, crimes violentos e assaltos em comparação a pouco menos de quatro anos atrás é preocupante. Esses são apenas alguns fatores que fragmentam subjetividades, desdobrando-se em afastamentos profissionais, fracasso escolar, violência doméstica e o abuso de álcool e uso constante de drogas lícitas e ilícitas.

Nesse sentido, esse convite tem como foco inicial a proposição dialógica de nossos serviços psicológicos para poder desenvolver práticas contra processos de marginalização social, tendo em vista nossa responsabilidade em diferentes áreas – clínica, educacional, organizacional e saúde –, para reestruturar interações humanas mais acolhedoras e sadias, bem como criar condições estruturantes para aqueles que reproduzem subjetivações sádicas e apáticas em ações discriminatórias. Com efeito, por meio de reflexões e ações conjuntas, podemos proporcionar regionalmente práticas psicológicas que contribuam com a Justiça Social e as políticas públicas à medida que afirmamos nossa alteridade humana e criadora.

O primeiro encontro está agendado para 03 de dezembro (quarta-feira), às 20h, no mini-auditório da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Campus Santa Cruz (Rua Padre Salvador, 875 – Santa Cruz – Guarapuava-PR). Confirme sua presença com antecedência pelo e-mail comissoes08@crppr.org.br.

Esperamos você!

Rolar para cima