Notícia

Psicólogas e Psicólogos se reúnem para discutir práticas de Acreditação Hospitalar

A sede do CRP-PR, em Curitiba, recebeu neste dia 28 de agosto de 2014, das 9h às 12h, um workshop com o tema: Acreditação Hospitalar e Indicadores em Psicologia. O evento contou com a participação de diversos Psicólogos atuantes em hospitais – dentre eles representantes da atual gestão do CRP-PR – e foi ministrado pelo médico Dr. Leonardo Cavadas da Costa Soares, do Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). A abertura contou com a Psicóloga Juliane Gequelin Rosa (CRP-08/10744), Coordenadora da Comissão de Psicologia Hospitalar.

O evento teve como principais objetivos esclarecer os profissionais quanto à criação de indicadores, promover articulação, análise crítica e propostas de indicadores em Psicologia e possibilitar a troca de experiências entre os profissionais atuantes. Atualmente, o processo de certificação hospitalar exige dos Psicólogos a descrição de seus processos de trabalho e a mensuração de indicadores de qualidade, tarefas bastante objetivas e que exigem habilidades não ensinadas durante a formação acadêmica, mais voltada a lidar com a subjetividade do indivíduo.

Durante o workshop, os participantes se reuniram em pequenos grupos para discutir os principais riscos enfrentados no dia-a-dia hospitalar. Estes riscos são, por exemplo, falhas de comunicação tanto entre as equipes multidisciplinares – médicos, enfermeiros e Psicólogos –, quanto com a família e o paciente, assim como a não compreensão do diagnóstico, bem como questões relacionadas ao tratamento com crianças e pessoas em situação final de vida. O objetivo do debate foi encontrar soluções de gerenciamento destes riscos dentro da atuação hospitalar.

Rolar para cima