Psicóloga(o), participe das Conferências Municipais de Saúde com o CRP-PR

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) iniciou, por meio de sua Assessoria de Políticas Públicas, o processo de preparação para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A conferência será realizada em Brasília, de 28 a 31 de julho de 2019, com o objetivo de democraticamente estabelecer as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. Com o tema “Democracia e Saúde”, a Conferência será dividida em eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para participar, é preciso ser eleita(o) em uma das etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, as quais devem abranger usuários e trabalhadores do SUS, conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades da sociedade civil. “Neste cenário de imensos retrocessos nas políticas públicas, é muito importante que as Psicólogas e os Psicólogos participem das Conferências de Saúde. Nós temos muito a contribuir com o controle social, com a defesa de melhores condições de trabalho e também de uma assistência em saúde com mais qualidade para a população ”, diz o Assessor de Políticas Públicas do CRP-PR, Psicólogo Cesar Fernandes (CRP-08/16715).

Neste cenário de imensos retrocessos nas políticas públicas, é muito importante que as Psicólogas e os Psicólogos participem das Conferências de Saúde. Nós temos muito a contribuir com o controle social, com a defesa de melhores condições de trabalho e também de uma assistência em saúde com mais qualidade para a população

Psicólogo Cesar Fernandes (CRP-08/16715), Assessor de Políticas Públicas do CRP-PR

Como participar?

As conferências municipais acontecem entre 02 de janeiro e 15 de abril de 2019; as estaduais serão entre 16 de abril e 15 de junho de 2019. Em nível estadual, o objetivo é analisar as prioridades locais de saúde provenientes das conferências municipais e formular diretrizes para a saúde nas esferas estaduais.

O Psicólogo Cesar explica que o CRP-PR está levantando as datas previstas das Conferências Municipais e fazendo contato com profissionais de diversas cidades para que o Conselho participe do processo. “Além disso, nos colocamos à disposição da categoria para que nos informem as datas e editais das Conferências e articulemos, juntos, a participação do CRP-PR.”

Caso tenha mais informações, envie um e-mail para politicaspublicas08@crppr.org.br e controlesocial@crppr.org.br, ou entre em contato pelo telefone (41) 3013-5766 – César Fernandes, Assessor Técnico em Políticas Públicas no CRP-PR.