Notícia

Psicóloga mineira vem a Curitiba e palestra sobre Acreditação Hospitalar Atualizado em 14/06/2016

A tarde da última sexta-feira (10) foi de aprendizado para as(os) Psicólogas(os) hospitalares que vieram à sede Curitiba do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). Com a presença da Psicóloga convidada Marisa Decat de Moura, que atua no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte/MG, os presentes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a Acreditação Hospitalar.

O auditório do CRP-PR recebeu Psicólogas(os) Hospitalares para falar de Acreditação 

A Acreditação está relacionada à produção de indicadores da atuação no hospital. É uma área relativamente nova – no hospital Mater Dei, somente em 2004 começou a ser uma prática – e, por isso, gera dúvidas entre as(os) Psicólogas(os). Marisa apresentou algumas das principais certificações de qualidade utilizadas em hospitais, como a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e a NIAHO (Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde, na sigla em inglês). Durante a palestra, que teve momentos para perguntas, a convidada destacou a importância dos indicadores para a eficácia do trabalho. “No hospital, temos até mesmo um indicador econômico-financeiro, que nos ajuda a controlar os nossos ganhos”, contou, gerando muita curiosidade na plateia.

Marisa Decat de Moura falou sobre a experiência no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte/MG

Lembrando sobre a necessidade de evoluir constantemente, Marisa explicou como funciona o trabalho com os indicadores: eles devem registrar a entrada do paciente no serviço de Psicologia, estabelecer as metas e indicar a alta. “A subjetividade, no entanto, não pode ser registrada”, comentou.

Rolar para cima