Notícia

Projetos de pesquisa na área de tratamento da dependência química receberão financiamento

Um edital publicado pelo Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) busca instituições interessadas na produção de conhecimento na área de dependência química. As Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Pesquisa públicas e privadas devem apresentar projetos de pesquisa para tratamento da dependência química com o uso de métodos mais eficazes, consolidando conhecimentos científicos com potencial para ampliar os índices de tratamento e recuperação e ampliando o aporte científico qualificado na área de toxicodependência e seus tratamentos.

Estima-se que serão contemplados de cinco a dez projetos. As propostas poderão ser encaminhadas até o dia 27 de julho de 2015, e serão avaliadas até um mês depois do prazo de envio.

PNAD

O edital publicado pela SENAD está em conformidade com a Política Nacional sobre Drogas, resolução de 2005 que tem por objetivo a prevenção, o tratamento, a reinserção psicossocial, a redução da demanda, da oferta e dos danos com fundamento em resultados científicos comprovados por meio de pesquisas, experimentos e implementação de novos programas, projetos e ações, de forma pragmática e sem preconceitos; a garantia de implantação, efetivação e melhoria dos programas, ações e atividades de redução de demanda (prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social) e redução de danos. Para saber mais sobre a política adotada pelo país sobre o tema, acesse Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas.  

Rolar para cima