Notícia

Projeto prevê atuação de Psicólogas(os) em escolas

O Projeto de Lei do Senado Federal 557/2013, que prevê a atuação de Psicólogas(os) nas escolas, está em consulta pública na internet. O PLS dispõe sobre o atendimento psicológico ou psicopedagógico para estudantes e profissionais da educação nas redes públicas de educação básica. A consulta já conta com mais de 20 mil votos a favor, e a participação de todas(os) as(os) Psicólogas(os) é fundamental.

 

A ideia surgiu a partir do Projeto Senador Jovem Brasileiro, que justificou a importância com as seguintes palavras:

“É preocupante a situação que envolve grande parte dos alunos das escolas públicas, pois aumenta o número de estudantes que não conseguem obter um bom aproveitamento em sala de aula devido a fatores sociais, pessoais e familiares, que influenciam direta ou indiretamente a sua vida escolar. Alguns exemplos disso são: abuso de álcool, drogas, brigas na escola, gravidez precoce, entre outros.

Os profissionais do magistério são, muitas vezes, vítimas de processos de desmotivação, desmoralização, e até agressão física e verbal, levando-os a crises de depressão e ao que é conhecido como síndrome de burn out.

Dessa forma, a inserção de psicólogos ou psicopedagogos nas instituições de ensino apresenta-se como uma saída socialmente viável para contribuir com a solução desse quadro. Esses profissionais terão a responsabilidade de lidar com transtornos comportamentais e de aprendizagem, seja por meio de consultas individuais, seja por atendimentos coletivos, direcionados aos alunos, suas famílias e professores, para recuperação de sua autoestima e autonomia”.

 

Para participar da consulta, clique aqui.

Rolar para cima