Notícia

Prefeitura de Guarapuava solicita que Psicólogas(os) do município não vacinadas(os) preencham cadastro do CRP-PR

O CRP-PR, por solicitação da Prefeitura de Guarapuava, pede que as(os) Psicólogas(os) do município que ainda não receberam nenhuma dose de imunizante contra a Covid-19 preencham o formulário constante no seguinte link até as 12h de terça-feira, 15 de junho de 2021.

No início do ano, a Prefeitura Municipal já havia solicitado um cadastro de Psicólogas(os) para fins de planejamento da vacinação, mas, na época, solicitou que apenas profissionais autônomas(os) preenchessem. Em 3 de fevereiro, enviamos os dados recebidos, e os atualizamos em maio com novos nomes preenchidos posteriormente.

Entretanto, em 11/6, data anunciada pela prefeitura para vacinação de Psicólogas(os), profissionais que chegaram ao local de vacinação relataram ao CRP-PR que funcionárias(os) da Prefeitura estavam informando que, se seus nomes não estivessem na lista, deveriam solicitar ao CRP-PR que enviasse seus dados, independente da área e vínculo de atuação.

Desta forma, prezando pela celeridade do processo de imunização das(os) profissionais, o CRP-PR enviou, ainda em 11/6, a relação de todas(os) as Psicólogas(os) com inscrição ativa e endereço em Guarapuava constantes em nossa base de dados, sugerindo que a Prefeitura procedesse a verificação de quem já havia sido vacinada(o), a fim de planejar e executar a imunização das(os) demais. Apesar disso, em contato estabelecido pelo CRP-PR em 14/6, o setor de epidemiologia municipal afirmou que não tem capacidade operacional para tal cruzamento de dados, pedindo que o CRP-PR informe quem ainda não foi vacinada(o).

Sendo assim, uma vez que os Conselhos não têm acesso ao banco de dados das Secretarias de Saúde, resta-nos verificar novamente com a categoria quem ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante. Solicitamos, portanto, que as(os) Psicólogas(os) de Guarapuava que ainda não foram contempladas(os) em fases anteriores da vacinação, preencham o formulário dentro do prazo estipulado.

Aproveitamos para reforçar que a responsabilidade pelos processos de vacinação é exclusiva das autoridades sanitárias, e o CRP-PR não tem medido esforços em auxiliar, com máxima celeridade, para que nenhum(a) Psicólogo(a) seja prejudicado(a). Deste modo, ressaltamos que o agendamento e divulgação do cronograma de vacinação são de competência da Prefeitura Municipal, por meio dos seus canais de comunicação.