Notícia

Pré-COREPs começam hoje

A fase de pré-Congressos Regionais de Psicologia (Pré-COREPs) começa hoje (30/09) e marca mais uma etapa que leva ao 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), cujo tema será “O impacto psicossocial da pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia brasileira frente às desigualdades sociais, econômicas sociais e culturais”. Até o dia 25 de janeiro de 2022, os Pré-COREPs acontecem virtualmente em todo o estado com a candidatura e escolha das(os) delegadas(os) representantes da região no 11º Congresso Regional da Psicologia no Paraná (COREP-PR). Além disso, é também durante os Pré-Coreps que são aprovadas as propostas nacionais e regionais, de acordo com o tema definido para o 11º CNP.

No Paraná, os Pré-COREPs têm início no dia 16/10, e a inscrição será realizada pelo site do CRP-PR para acesso das(os) inscritas(os) ao link da sala virtual. Se você quer saber mais acerca dos eventos, objetivos, condições para participação, processos de escolha de delegadas(os) e votação das propostas, confira a seguir as principais informações.

O que são os Pré-COREPs?

São os Pré-Congressos Regionais de Psicologia organizados para reflexão e debate das propostas advindas dos Eventos Preparatórios e apresentadas durante o Pré-COREP. Essas propostas são diretrizes gerais, sobre um tema ou uma área da Psicologia, que deverão orientar a atuação da próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

Quem pode participar?

Todas(os) as(os) Psicólogas(os) com registro ativo e adimplentes estão aptas(os) para participar dos Pré-COREPs. Estudantes de Psicologia também podem participar, entretanto, o voto e a candidatura a delegada(o) são restritos às(aos) Psicólogas(os).

Sou Psicóloga(o) e quero participar do Pré-COREP. Preciso estar com a anuidade paga ou sem atrasos?

Sim. São consideradas(os) adimplentes aquelas(es) Psicólogas(os) que estejam em dia com o pagamento da anuidade de anos anteriores à realização dos Pré-Congressos e do 11º COREP-PR, mesmo que na forma de parcelamento, até a data da sua realização.

Posso participar de mais de um Pré-COREP?

Sim. Cada Psicóloga(o) poderá participar do Pré-COREP de sua escolha, com direito a voz e voto, entretanto, poderá ser eleita(o) delegada(o) em apenas um deles.

Se eu participar do Pré-COREP, sou obrigada(o) a participar do COREP e do CNP?

Não. Você estará habilitada(o) a participar, caso seja eleita(o) delegada(o) para o COREP. Da mesma forma, se no COREP você for eleita(o) delegada(o) para o CNP, estará habilitada(o) a participar do CNP. A participação é opcional.

O que faz uma(um) delegada(o) em um Pré-COREP?

A(O) delegada(o) é a(o) participante do Pré-COREP apta(o) para debater questões relativas à Psicologia como ciência e profissão, votar em propostas e concorrer às candidaturas para ser delegada(o) no COREP. A homologação das(os) delegadas(os) eleitas(os) pelos se dará após conferência, pela Comissão Organizadora Regional (Comorg), do cumprimento das regras previstas no Regulamento do 11º COREP para a eleição de delegadas(os).

Como as propostas são votadas?

Durante o evento, por maioria simples, na própria sala virtual. A sua aprovação deve atender ao critério de obtenção de pelo menos 40% (quarenta por cento) dos votos das Psicólogas(os) presentes no Pré-Congresso respectivo. O quórum para votação é composto somente por Psicólogas(os) regularmente inscritas(os) e adimplentes.

Não enviei a minha proposta. Posso encaminhá-la durante a realização do Pré-COREP?

Sim. É possível apresentá-la pelo sistema de submissão de propostas, que será publicizado apenas durante o momento do Pré-COREP.

 

Fique atenta(o) ao calendário de eventos e participe.

Ainda ficou com alguma dúvida?