Notícia

COREP 2022: 73 delegadas(os) eleitas(os) debaterão as 216 propostas aprovadas nos Pré-Coreps regionais

Na última terça-feira (25), um Pré-Corep da regional Curitiba fechou uma série de 11 encontros preparatórios para o 11° Congresso Regional da Psicologia do Paraná (COREP-PR), que acontecerá entre os dias 08 e 10 de abril de 2022. Durante quatro meses, os Pré-Coreps reuniram de forma virtual Psicólogas(os) e estudantes que ajudaram a elencar e debater as propostas a serem debatidas em nível estadual.

Ao todo, foram 216 propostas aprovadas em temas como direitos humanos, direitos trabalhistas e condições de trabalho da(o) Psicóloga(o), promoção e valorização da Psicologia enquanto ciência e profissão, legislação, orientação e fiscalização, ética em pesquisas, controle social e políticas públicas, entre outros. A discussão e aprovação das propostas que seguem para o Conselho Nacional da Psicologia (CNP) – a ser realizado entre 2 e 5 de junho de 2022 – será realizada por 73 delegadas(os) eleitas(os) para representar a categoria no 11° COREP. Os eventos regional e nacional têm como tema “O impacto psicossocial da pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia brasileira frente às desigualdades sociais”.

Os Pré-Coreps foram um espaço democrático de discussão sobre a Psicologia com uma participação bastante expressiva das(os) Psicólogas(os) que, mesmo diante de quase dois anos de pandemia, estiveram comprometidas(os) coletivamente e contribuíram fomentando o diálogo acerca das diretrizes que entendem como relevantes para a Psicologia e que devem ser seguidas no próximo triênio das gestões estadual e nacional

Psic. Allana Pazotti Figueiredo (CRP-08/25326), assessora técnica das Comissões Setoriais do CRP-PR e membro da COMORG

Allana é membro da Comissão Organizadora do COREP e destaca a participação coletiva de funcionárias(os), conselheiras(os) e colaboradoras(es) do CRP-PR em todas as etapas para possibilitar este processo. “A COMORG esteve à frente desde o contato e avaliação das plataformas para a escolha da que contemplaria todas as necessidades dos eventos até a execução de cada um dos 11 pré-congressos, e também seguirá à frente de toda a organização até o início do 11º Congresso Regional nos dias 08 a 10 de abril deste ano”, conta a profissional.

Também contamos com a participação de estudantes, o que demonstra que o interesse pelo funcionamento do Sistema Conselhos surge ainda durante a formação. Foram momentos de discussões importantes sobre o rumo da Psicologia no Paraná e no Brasil.

Psic. Natalia Cesar de Brito (CRP-08/17325), conselheira e membro da COMORG

Após esta jornada que envolveu tantas e tantos profissionais das mais diversas regiões do Estado e áreas de atuação, a conselheira Natalia Cesar de Brito (CRP-08/17325), também membro da Comissão Organizadora, destacou que ouvir as(os) Psicólogas(os) foi importante para “identificar possíveis fragilidades do Sistema Conselhos e quais são as maiores demandas da categoria”. A troca de informações e o contato com profissionais de outros municípios, segundo ela, enriqueceram as propostas. “Também contamos com a participação de estudantes, o que demonstra que o interesse pelo funcionamento do Sistema Conselhos surge ainda durante a formação. Foram momentos de discussões importantes sobre o rumo da Psicologia no Paraná e no Brasil.”