Políticas Públicas e Controle Social

O Controle Social compreende uma série de mecanismos de participação social na gestão, monitoramento, fiscalização e proposição de políticas públicas. Uma das formas mais comuns de envolvimento da sociedade civil neste processo se dá na composição de Conselhos de Direitos ou de Políticas Públicas específicas, uma garantia incorporada na Constituição de 1988. Como forma de ampliar a participação de psicólogas (os) no processo de consolidação de políticas públicas do Paraná, o CRP-PR incentiva e subsidia a participação em diversos Conselhos, tanto nas esferas municipais quanto estadual.

 

Confira a relação de fóruns em que o CRP-PR tem assento e representa a categoria de psicólogas (os) do Paraná!

 

Se você tem interesse em participar de algum conselho ou de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas através de sua prática profissional, entre em contato conosco. Envie e-mail para cesar.fernandes@crppr.org.br ou telefone para (41) 3013-5766 – Psic. Cesar Fernandes – CRP 08/16715 (Assessor Técnico em Políticas Públicas). 

Para encontrar as informações sobre representações pelos eixos das políticas públicas e/ou pelas cidades, selecione o(s) marcador(es) de seu interesse abaixo e clique em “Buscar”.

[gravityview id=’9848′]

MOVIMENTOS SOCIAIS

Uma das formas de participação social para defesa e promoção de políticas públicas se dá através da articulação com movimentos coletivos que demandam, defendem ou lutam pela ampliação de direitos sociais. Movimentos sociais são fundamentais porque vão transformando e introduzindo mudanças estruturais nas sociedades. O CRP-PR apoia e articula-se com movimentos sociais que busquem promover ações para a consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática.

Entendemos que esta aproximação possibilita que Psicólogas e Psicólogos compreendam melhor os mecanismos de produção de subjetividades na realidade social e econômica que vivemos, permitindo proposições mais efetivas nos processos de transformação social.

Reiteramos, ainda, os Princípios Fundamentais do Código de Ética de Psicólogas(os), que conectam nossa profissão à promoção de direitos humanos. Reivindicar a ampliação de direitos sociais faz parte do compromisso ético, social e político de nossa profissão.

Conheça as iniciativas coletivas com que o CRP-PR, através de seu Plenário e colaboradoras(es), tem relações.

*As descrições foram encontradas nas redes sociais e sites dos grupos.

 

– FETSUAS – Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS-PR

Descrição: O FETSUAS-PR é uma auto-organização política dos(as) diversos(as) profissionais de níveis fundamental, médio e superior que atuam na política de Assistência Social no Paraná. Sua concepção orienta-se também na defesa geral da luta dos(as) trabalhadores e trabalhadoras, a partir do princípio de que política pública é direito do cidadão, dever do Estado, sendo espaço de atuação profissional coletiva, interdisciplinar e intersetorial, opondo-se, portanto, à mercantilização dos serviços, à terceirização e ao corporativismo, na defesa das condições de trabalho, com qualificação profissional, plano de cargos, carreiras e vencimentos e salários, sob a responsabilidade do Estado e demais empregadores/as.

Site: https://www.facebook.com/colegiadofetsuaspr

E-mail de contato: fetsuas.pr@gmail.com

 

– ONG Mão Invisíveis

Descrição: Projeto que visa a atuar de forma abrangente, capacitadora e política, apoiando e tendo como alvo a visibilidade da população em situação de rua de Curitiba.

Site: https://www.facebook.com/projetomaosinvisiveis

E-mail de contato: projetomaosinvisiveis@gmail.com

 

– Instituto Nacional de Direitos Humanos da População em Situação de Rua (INRua)

Site: https://www.facebook.com/inruabr/

E-mail de contato: inruabrasil@gmail.com

 

– Fórum LGBT de Londrina

Site: https://www.facebook.com/F%C3%B3rum-LGBTI-de-Londrina-e-Regi%C3%A3o-1840921099325817/

 

– Frente Feminista de Londrina

Site: https://www.facebook.com/frentefeministadelondrina/

E-mail de contato: frentefeministaldn@gmail.com

 

– Cáritas Brasileira – Regional do Paraná

Descrição: A Cáritas Brasileira é um organismo da CNBB que há mais de 60 anos atua na promoção, defesa e garantia dos direitos e na organização das comunidades, tendo como foco o protagonismo das pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Site: pr.caritas.org.br

E-mail de contato: caritaspr@caritas.org.br

 

– Casa Latino-americana – CASLA

Descrição: Pela integração dos povos, a CASLA é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1985, que discute as questões da América Latina por meio de ações educacionais e culturais.

Site: casla.com.br

E-mail de contato: casla@casla.com.br

 

– Pastoral do Migrante: Centro de Atendimento ao Migrante – CEAMIG

Descrição: A Pastoral do Migrante é uma organização sem fins lucrativos mantida pelos Missionários Scalabrinianos na Arquidiocese de Curitiba. Tem como missão acolher os migrantes, ser uma presença de fé, esperança e amor para as pessoas que vivem o drama da migração e que deixam seus países em busca de melhores condições de vida. Além da escuta da história da pessoa, a Pastoral do Migrante oferece aos imigrantes uma acolhida digna em nome da Igreja e também tem como objetivo proporcionar que vivam aqui como qualquer cidadão.

Site: http://paroquiasfelicidade.wixsite.com/pastoraldomigrante

E-mail de contato: ceamig@uol.com.br

 

– Associação Para a Solidariedade dos Haitianos No Brasil – ASHBRA

Site: https://www.facebook.com/ashbra2012/

E-mail de contato: ashbra2012@yahoo.com

 

–  Cáritas Arquidiocesana de Londrina

Descrição: A Cáritas de Londrina tem pautado suas ações na garantia e defesa dos direitos humanos de pessoas e grupos que se encontram em situação de risco.  Esse trabalho é realizado em rede, isto é, trabalhamos conjuntamente com todas as ações sociais da arquidiocese de Londrina: entidades sociais, movimentos, pastorais sociais, organismos públicos, com uma articulação no Estado e com outros entes situados em outras unidades da federação, com destaque para o trabalho conjunto voltado para as situações de migração em parceria com entidades como o Instituto de Migrações e Direitos Humanos  e o Serviço Pastoral do Migrante (SPM).

Site: http://www.caritaslondrina.com.br/

E-mail de contato: caritaslondrina@gmail.com

 

–  Movimento Haitiano Associação de Pato Branco – MHAPA

Descrição:

E-mail de contato: palavrasacerdotal@msn.com

 

–  Comunidade Nigeriana no Estado do Paraná

Site: https://www.facebook.com/conipabr/

E-mail de contato: conipabr@gmail.com

 

–  Coletivo Yalodê-Badá

Descrição: O Coletivo Yalodê-Badá é auto-organizado por jovens negrxs que pretendem pautar a temática racial dentro dos movimentos sociais, transformando e resistindo.

Site: https://www.facebook.com/coletivoyalodebada/

E-mail de contato: coletivoyalodebada@gmail.com

 

–  Comissão de Igualdade Racial – OAB Maringá

Site: https://www.facebook.com/igualdaderacialoabmga/

E-mail de contato: igualdaderacialosbmga@gmail.com

 

–  NEIAB – Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros da UEM

Descrição: O NEIAB é composto por professores, alunos de graduação e da pós-graduação de diferentes cursos da UEM e por membros de movimentos sociais antirracistas. É um programa que desenvolve atividades de pesquisa e extensão universitária. Discute o preconceito e a discriminação racial contra a população negra e está em defesa de ações afirmativas que promova a igualdade entre todos os brasileiros.

Site: http://sites.uem.br/neiab/

E-mail de contato: uemneiab@gmail.com

 

–  Fórum Popular de Saúde Mental de Apucarana

Descrição: Um espaço de reunião aberto e democrático para trocar ideias, compartilhar experiências e informações, bem como levantar proposições, desafios e fomentar discussões sobre Saúde Mental.

Site: https://www.facebook.com/fpsaudementalapucarana/

 

–  Movimento Apucaranense da Consciência Negra (MACONE)

Descrição: O MACONE, Movimento Apucaranense da Consciência Negra, foi criado em 17 de agosto de 2001, e a ideia foi gestada no interior da Pastoral Fé e Política da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, decanato centro da Diocese de Apucarana.

Site: https://www.facebook.com/maconeapucarana/

 

– Campanha Despejo Zero

Descrição: Campanha lançada por mais de 40 organizações sociais e movimentos populares, durante a crise causada pelo Corona vírus, a ação pede suspensão dos processos de despejos e remoções, independentemente de terem origem na iniciativa privada ou no poder público.

Site: https://www.facebook.com/campanhadespejozero/

E-mail de contato: campanhadespejozero@gmail.com

 

Atenção, Representante!

Se você é representante do CRP-PR em fóruns de controle social, preencha mensalmente o Relatório de participação.
Isto contribuirá bastante para qualificar a intervenção do CRP-PR no processo de controle social.

Se houver alguma dúvida ou se precisar de auxílio com algum encaminhamento, não hesite em entrar em contato através do telefone 41 3013-5766 e/ou e-mail: cesar.fernandes@crppr.org.br – Psic. Cesar Fernandes – CRP 08/16715 (Assessor Técnico em Políticas Públicas).


Relatório Mensal
 Representante de Controle Social
CLIQUE AQUI