PodPsi: Gustavo Zambenedetti fala sobre saúde mental e Luta Antimanicomial em Irati

O pesquisador Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), que está percorrendo o Estado do Paraná em busca de informações, encontros, entrevistas e “pistas” sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), conversou com o Psicólogo Gustavo Zambenedetti (CRP-08/IS-318), professor e pesquisador da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) no campus de Irati. O bate-papo entre os dois pesquisadores aborda fatos sobre a atenção em saúde mental na cidade de Irati sob a perspectiva da Luta Antimanicomial, além de comentar as alterações recentes nas Políticas Nacional de Saúde Mental e sobre Drogas e comentar os desafios e potencialidades da atenção em saúde mental nos tempos atuais.

Gustavo também destaca, ao longo da conversa, a importância do posicionamento político dos Conselhos, especialmente diante dos retrocessos apresentados: “é importante reconhecer a importância do nosso Conselho e o quanto ele tem se manifestado ativamente em relação a essas pautas, em consonância com outros Conselhos profissionais, ou em dissonância em alguns casos”. O profissional lembra que qualquer atuação psicológica envolve um posicionamento político. “Não é possível fazer clínica sem política”, concordam os profissionais durante o áudio.

O podcast está disponível na plataforma SoundCloud (acesse aqui) e também no Youtube (ver abaixo).

Acorda, amor: o manicômio quer voltar

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) se posiciona firmemente a favor da Luta Antimanicomial, da Reforma Psiquiátrica e dos Direitos Humanos. Recentemente, o Governo Federal anunciou mudanças preocupantes nas Políticas Nacional de Saúde Mental e sobre Drogas, ampliando o financiamento de instituições psiquiátricas em detrimento do investimento na RAPS, bem como o foco na abstinência em detrimento da Redução de Danos.

Em 2019, a campanha “Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a Luta Antimanicomial” traz um alerta: a Reforma Psiquiátrica não foi suficiente para superar totalmente o manicômio: ele quer voltar e é preciso fortalecer a Luta Antimanicomial!

Saiba mais sobre a campanha: www.crppr.org.br/18m2019

VII Congresso Internacional ABRAMD: Políticas de Drogas, Autonomia e Cuidados

De 05 a 08 de junho de 2019 a cidade de Curitiba recebe o VII Congresso Internacional da ABRAMD, a ser realizado no Centro Universitário UNIBRASIL. O evento foca em debates transversais, interdisciplinares e plurais sobre temas relacionados aos usos de drogas e seus regimes de controle social, técnico e político. Os congressos da ABRAMD se tornaram reconhecidos pela pluralidade de abordagens temáticas e pelo protagonismo e diversidade de atores sociais participantes, ultrapassando as barreiras disciplinares, e aquelas que por vezes separam o mundo acadêmico das esferas política e de ação social. Uma política de drogas com foco nas pessoas e que respeite os direitos humanos é necessária e urgente. Participe e fortaleça a resistência coletiva aos retrocessos nas políticas sobre drogas.O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) é apoiador do VII Congresso Internacional da ABRAMD.